Unidades de saúde recebem "Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência"
12/05/2020 17:10 - Atualizado em 19/05/2020 19:37
Novo protocolo de atendimento em unidades de saúde
Novo protocolo de atendimento em unidades de saúde / Divulgação - Governo RJ
Com o isolamento social, o número de denúncias de violência doméstica aumentou no Rio de Janeiro. Segundo o TJRJ, houve aumento de mais de 50% no número de denúncias desde que o distanciamento começou. Isso impacta o atendimento em unidades de saúde e, por isso, a secretaria de Estado de Saúde lançou um material específico para orientar e auxiliar gestores, diretores das unidades e profissionais de saúde da rede estadual na identificação e atendimento de casos de violência. O “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência” será enviado para todas as unidades e trabalha com o conceito da violência como um problema de saúde pública.
O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, ressalta que o papel dos profissionais de saúde pode ir além da assistência e contribuir com a prevenção de novos casos.
— Ao seguir o protocolo, os profissionais conseguem identificar os casos de violência com mais clareza e notificar às autoridades competentes, conforme exigência legal. O material busca aperfeiçoar o fluxo e qualificar o atendimento às pessoas em situação de violência nas unidades de saúde do estado — explica.
O protocolo apresenta os principais sinais que indicam suspeita de violência, além de reforçar que o sigilo e a privacidade devem ser garantidos por todos os profissionais de saúde que prestam atendimento às vítimas. De forma didática, o material explica o passo a passo e as responsabilidades de cada categoria profissional envolvida no atendimento.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS