COB anuncia 10 novos homenageados para o Hall da Fama
28/04/2020 20:33 - Atualizado em 08/05/2020 21:40
Zagallo está entre os escolhidos
Zagallo está entre os escolhidos / Lucas Figueiredo/CBF
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou nesta terça-feira (28) os 10 novos integrantes do Hall da Fama. A lista contempla ícones do esporte como Zagallo, Adhemar Ferreira da Silva, Aída dos Santos, Wlamir Marques, Tetsuo Okamoto, Bernard, Aurélio Miguel, Reinaldo Conrad, Sebastián Cuattrin e Nelson Pessoa.
Adhemar Ferreira da Silva foi bicampeão olímpico no atletismo — em Helsinque (1952) e Melbourne (1956) —, além de ter quebrado cinco vezes o recorde mundial no salto triplo. Também na modalidade, ganhou lugar no Hall da Fama a atleta Aída dos Santos, que manteve o melhor resultado individual de uma brasileira em Jogos Olímpicos até Pequim 2008.
No basquete, o COB escolheu o bicampeão mundial (1959 e 1963) e duas vezes medalhista olímpico Wlamir Marques, também conhecido como Diabo Loiro. Além de integrar a Seleção Brasileira, Marques defendeu por anos o Corinthians, que tem atualmente um ginásio poliesportivo com o nome do craque das quadras.
Outra lenda do esporte, o técnico de futebol Mário Jorge Lobo Zagalllo,  único profissional presente em quatro das cinco conquistas do Brasil em Copas do Mundo, também foi homenageado pela entidade. O tetracampeão será o primeiro da modalidade a integrar o Hall da Fama.
 
 
 
O primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na natação — bronze em Helsinque (1952) —, Tetsuo Okamoto, também terá os moldes das mãos e dos pés no mural do Hall da Fama, que fica no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, aberto à visitação.
Entre os atletas mais contemporâneos que constam da lista estão o jogador de vôlei Bernard Rajzman, que fez parte da geração de prata de Los Angeles 1984, e o judoca Aurélio Miguel, campeão olímpico em Seul (1988) e medalhista de bronze em Atlanta (1996).
A relação traz ainda o velejador Reinaldo Conrad, duas vezes medalhista do bronze olímpico — Cidade do México (1968) e Montreal (1976) —, e o canoísta de velocidade Sebastián Cuattrin, que triunfou 11 vezes em Jogos Pan-Americanos. O treinador Nelson Pessoa, do hipismo, também foi selecionado, por ter disputado os Jogos Olímpicos como atleta por cinco vezes e comandado a equipe brasileira nas conquistas do bronze em Atlanta (1996) e Sidney (2000).
A escolha dos 10 novos integrantes do Hall da Fama do COB ocorreu na segunda-feira (27), em votação realizada por videoconferência com 17 participantes: sete membros da diretoria do COB, dois representantes nacionais do Comitê Olímpico Internacional (COI), dois integrantes da Comissão de Atletas do COB e quatro do Conselho de Administração do COB.
De acordo com o presidente do COB, Paulo Wanderley, “o Hall da Fama é uma iniciativa da entidade que visa eternizar aqueles que ajudaram a construir a história olímpica do Brasil, além de ocupar essa lacuna de reconhecimento e valorização de ídolos do esporte do país. Nosso objetivo é ressaltar os feitos e glórias dos grandes atletas e treinadores brasileiros”.
Idealizado em 2018, o Hall da Fama já incluía os seguinte atletas: Jackie Silva e Sandra Pires (vôlei de praia); Torben Grael (vela); Vanderlei Cordeiro de Lima, João do Pulo, Joaquim Cruz e Sylvio de Magalhães Padilha (atletismo); Hortência e Paula (basquete); Maria Lenk (natação); Bernardinho e José Roberto Guimarães (vôlei); Chiaki Ishii (judô); e Guilherme Paraense (tiro esportivo).
Fonte: Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS