Porta-voz de Bolsonaro testa positivo para Covid-19
06/05/2020 17:30 - Atualizado em 08/05/2020 20:52
O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, fala à imprensa
O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, fala à imprensa / Agência Brasil
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, teve diagnóstico positivo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pela sua assessoria. O teste foi realizado na última segunda-feira (4) e o resultado saiu ontem (5). Barros está afastado de suas atividades no Palácio do Planalto e permanecerá isolado em casa pelas próximas semanas. Bolsonaro informou ter realizado dois exames para o novo coronavírus e, segundo ele, os resultados deram negativo.
"O general Rêgo Barros encontra-se em sua residência, cumprindo todos os protocolos recomendados e, até o momento, sem sintomas que mereçam maiores preocupações", informou o Palácio do Planalto, em nota oficial.
Rêgo Barros é mais um dos auxiliares do presidente Jair Bolsonaro que testou positivo para o novo coronavírus. Além dele, já tiveram a doença e se recuperaram o secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten, e os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). Mais de 20 pessoas que estiveram em uma viagem com o presidente para os Estados Unidos, em março, também tiveram diagnóstico para a Covid-19 confirmado.
Após a viagem, e o contágio de auxiliares, Bolsonaro fez dois testes para identificar se foi infectado. O presidente anunciou nas duas oportunidades, via rede social, que os resultados deram negativo, porém não apresentou os laudos dos exames, a exemplo do que fez Heleno.
A decisão de Bolsonaro de não mostrar os laudos levou o jornal “O Estado de São Paulo” a entrar com uma ação na Justiça. Após a Justiça Federal determinar a apresentação dos exames, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) suspendeu a ordem no sábado (2).
A desembargadora Monica Nobre atendeu a um recurso da AGU e fixou um prazo de cinco dias para que o caso seja analisado e ocorra uma definição sobre a entrega ou não dos exames
Na semana passada, em entrevista a uma rádio do Rio Grande do Sul, Bolsonaro voltou a afirmar que pode ter contraído o coronavírus, repetindo informação dada em março.
"Eu talvez já tenha pegado esse vírus no passado, talvez, talvez, e nem senti", afirmou Bolsonaro à rádio. Em 20 de março, ele afirmou: "Aqui em casa, toda a família deu negativo. Talvez, eu tenha sido infectado lá atrás e nem fiquei sabendo. Talvez. E estou com anticorpo".
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS