Quissamã reduz salário da prefeita, vice-prefeito, secretários e cargos comissionados
01/04/2020 11:05 - Atualizado em 08/05/2020 18:16
Prefeita Fátima Pacheco falou sobre decreto
Prefeita Fátima Pacheco falou sobre decreto
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (DEM), reduziu temporariamente o próprio salário, além do vice, secretários e comissionados. O objetivo da ação, que foi publicada no Diário Oficial de ontem, é economizar recursos para priorizar as ações de combate ao avanço do novo coronavírus. Além disso, o município anunciou a antecipação do pagamento de benefícios sociais, cujos valores serão liberados em dias alternados, com o intuito de evitar aglomerações nas ruas e bancos, a partir desta quinta-feira.
De acordo com o decreto de Fátima, ficam reduzidos em 10% os valores dos subsídios e remunerações daqueles que têm os seus rendimentos acima de R$ 2 mil. Em 2017, a Prefeitura já havia reduzido em 15% os salários, e com a nova medida, o total chega a 25%. Ficam isentos da redução profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social, Segurança Pública e Defesa Civil que, no exercício de suas funções, enfrentam de perto a pandemia.
— A partir do ato que decretamos, fica reduzido em 25% o salário da prefeita, do vice-prefeito e de todos cargos comissionados, maiores de R$ 2 mil, na Prefeitura de Quissamã. Desde o início de 2017, tomamos as medidas de reduzir em 15% os valores destes cargos, e estamos reduzindo mais 10% no ato decretado. Esta medida não se aplicará aos profissionais que estão atuando na assistência direta de prevenção e combate da pandemia do coronavírus. Continuamos trabalhando e concentrando nossos esforços na prevenção e no combate ao coronavírus — disse Fátima.
Outra medida adotada pelo município foi a antecipação do pagamento dos benefícios sociais. Nesta quinta, os valores serão liberados para participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Jovens em Ação e Agente Mirim, além de Pessoas com Deficiência (PPD). Na sexta-feira continua o pagamento para os Jovens em Ação e Agente Mirim. Já na próxima segunda-feira, receberão os contemplados pelo SCFV da Pessoa Idosa, com os nomes iniciados pelas letras A, B, C e D. No dia 7, segue a liberação para os nomes iniciados pelas letras E, F, G, H, e I. No dia 8, para as iniciais J, K, L, e M; e encerra no dia 9, para as iniciais N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, Y, e Z.
Para quem recebe o Renda Mínima, os valores começam a ser liberados no dia 13. A agenda de pagamento segue nos dias 28 e 29, para Auxílio Moradia.
— Estamos em um trabalho em conjunto contra esta pandemia, que está afetando o mundo inteiro. Já nos foi adiantado que as receitas destinadas ao município sofrerão uma queda brusca, portanto, neste momento, temos que canalizar e equacionar todo o recurso financeiro para o enfrentamento ao coronavírus, além de cumprir com as nossas obrigações fiscais e tributárias — concluiu a secretária de Fazenda, Simone Moreira.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS