Ação social recupera sobrancelha de pacientes com câncer
Maria Laura Gomes 16/10/2019 13:51 - Atualizado em 16/10/2019 14:12
Baixa autoestima, perda de cabelos, efeitos colaterais de medicamentos: esses são alguns obstáculos enfrentados por mulheres que descobrem que estão com câncer de mama e passam pelo tratamento. Para que essa luta aconteça de forma mais leve, foi criado, há cinco anos, um projeto social chamado ''Um novo olhar para a vida". O projeto reconstrói as sobrancelhas de pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um procedimento estético nomeado: Dermolev. O procedimento, iniciado na manhã dessa terça-feira (15), foi repetido nesta quarta (16) nos salões da rede Spa das Sobrancelhas. A ação não é restrita à campanha Outubro Rosa, acontecendo ao longo do ano. 
O projeto é desenvolvido pelo Spa das Sobrancelhas em parceria com o Hospital Álvaro Alvim. Centenas de mulheres com câncer já tiveram as sobrancelhas recuperadas por meio da técnica que reconstrói os fios por meio de micropigmentação. Nesta quarta, as pacientes ganharam uma manhã de beleza. Além do procedimento estético gratuito, elas foram recebidas com lanches e flores, com ajuda de outras empresas parceiras que abraçaram o projeto, como a Nekt Club, Floricultura Formosa e Rotary Club.
Edna Faria da Silva, de 55 anos, moradora do Novo Jockey, descobriu o câncer de mama no final do mês de março deste ano e, no dia 4 de abril, passou por uma mastectomia. A última sessão de quimioterapia de Edna foi na noite de ontem (terça). Ela contou um pouco sobre como se sente após o procedimento estético e sobre o apoio que recebeu dos familiares durante o tratamento.
- Graças a Deus, correu tudo bem. Hoje, estou aqui no Spa das Sobrancelhas, fiz a minha sobrancelha e o elevei o meu astral. Foi tudo maravilhoso. Eu quero dizer a todas as mulheres que descobriram que estão com câncer de mama para não olharem para trás, pensarem sempre adiante. Lá na frente, Deus está cuidando, Deus não dá um fardo mais pesado do que o seu filho possa carregar. Nunca desista. Durante o tratamento, tive o apoio do meu marido, da minha irmã e da minha neta, que brinca comigo assim: "Meu peito vai crescer primeiro que o seu, vovó" - relatou Edna. 
A enfermeira do setor de Oncologia, Aline Rodrigues, que acompanhou as mulheres no procedimento estético, contou que o objetivo desse projeto é dar uma dose de autoestima a elas. Aline também explicou o quanto é gratificante, como enfermeira, presenciar e estar com as pacientes. 
- Não é só o câncer, não é só o tratamento da mama. Elas têm as histórias delas. Muitas vezes, durante o tratamento, o marido larga. Tem os outros problemas que elas têm. Então, aqui, não são só pacientes oncológicas. São mulheres com histórias de vidas, são guerreiras. Umas estão lutando, fazendo a quimioterapia; outros já terminaram esse processo. É um gesto muito humano da parte do Spa das Sobrancelhas, que pôde dar uma alegria a mais a elas a partir de hoje - finalizou 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS