O Mágico de Oz em cartaz no Teatro de Bolso neste fim de semana
14/10/2019 17:53 - Atualizado em 21/10/2019 14:43
Genilson Pessanha
Comemorando os 80 anos do filme “O Mágico de Oz” (The Wizard of Oz, 1939), o grupo Arte & Cia apresentará uma adaptação de quinta-feira (17) a domingo (20) no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, em Campos. As sessões dos primeiros dias serão destinadas apenas a escolas. O público em geral poderá assistir às de sábado (19) e domingo, às 15h e 17h. Ingressos estão sendo vendidos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). No final de semana seguinte haverá apresentações na Santa Paciência Casa Criativa, sábado (26) e domingo (27), às 17h30.
— A ideia de adaptar o texto foi para atender o público infantil. O texto é bem extenso. Então, a ideia é de reduzir, para tornar num espetáculo com tempo mais interessante para os pequenos. Está muito lindo o espetáculo, com aventuras, músicas. E nós estamos com uma expectativa muito grande, porque está sendo feito com muito cuidado e muito carinho — disse Rita Rangel, responsável pela adaptação do texto, que vai para sua segunda montagem. A direção é coletiva, com supervisão artística de Rosângela Queiroz. — A ideia do figurino, a ideia do cenário, tudo foi decidido com o grupo. Estamos, sim, com muita expectativa, e vai ser um sucesso. Está lindo o espetáculo — pontuou Rita.
Na adaptação, Dorothy é uma menina triste e inconformada com o mundo em que vive. Ela mora na fazenda com seus tios, mas alimenta o sonho de viajar através do arco-íris para um fantástico mundo colorido, onde as pessoas se respeitem e se amem mais. Durante uma terrível tempestade na fazenda, a menina e seu cachorro Totó são arrastados por um tornado para o reino do Mágico de Oz, onde conhecem novos amigos e têm que enfrentar várias situações de perigo. Com a ajuda de um espantalho, um leão e um homem de lata, Dorothy precisa chegar à Cidade das Esmeraldas e pedir ao Mágico de Oz que atenda a seu pedido de voltar para casa e realize os desejos de seus novos amigos.
— É justamente nos piores momentos, nas piores situações da nossa vida, que somos obrigados a mudar, que somos forçados a despertar em nós muitos sentimentos adormecidos. São nas fases mais complicadas que nos vemos forçados a agir diferente perante os grandes obstáculos que surgem no nosso caminho. Vale lembrar que, sempre, depois uma tempestade surge um arco-íris, com um grande sol pra iluminar a nossa vida. Tudo o que você busca já está em você — comentou Rita Rangel.
Luiza Imbeloni é quem dá vida a Dorothy no palco, além de assinar a música de abertura da peça. Almir Júnior interpreta o Mágico de Oz. Também integram o elenco Nathan Silva (Totó), Rodri Mendes (Espantalho), Phellipe Rangel (Homem de Lata), a própria Rita Rangel (Leão), Luciana Rossi (Bruxa Boa), Laíza Dias (Bruxa Má) e Cida Melo (Bruxa Linda). “O Mágico de Oz” tem em sua trilha músicas autorais, com novos arranjos e gravações feitos por Tita Cordeiro.
No cinema — Dirigido pelo estadunidense Victor Fleming, o clássico “O Mágico de Oz” foi baseado no livro infantil “O Maravilhoso Mágico de Oz” (The Wonderful Wizard of Oz, 1900), escrito por L. Frank Baum e ilustrado por W. W. Denslow,. A versão no cinema recebeu seis indicações ao Oscar, entre elas à categoria de melhor filme. Venceu em duas: melhor trilha/banda sonora original e melhor canção original. (M.B.) (A.N.)
Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS