Celebração em cerimônia de abertura de Congresso Médico
17/10/2019 21:35 - Atualizado em 21/10/2019 14:21
Celebração e homenagem marcaram a cerimônia de abertura do XVIII Congresso Médico Cidade de Campos, na noite desta quinta (17), no Trianon, em Campos. Os médicos Maron El Kik, Makhoul Moussallem e profissionais com mais de 50 anos de formação receberam honrarias pelo exercício da profissão. A programação segue, nesta sexta (18), com cursos, palestras, apresentações de trabalho e mesas-redondas. O evento contou ainda com a palestra da médica Julia Amando, que participou do Médico Sem Fronteiras, e apresentação da camerata Orquestrando a Vida.
Homenageado do evento, o médico Maron El Kik falou sobre a paixão pela profissão. “O Brasil não precisa mais de médicos que escolhem a profissão por status ou por dinheiro exclusivamente. É preciso doação. Um verdadeiro médico precisa ser ético, humilde, extremamente responsável e, principalmente, humano. Colocar-se no lugar do outro faz toda a diferença”, afirmou ao profissional.
Makhoul Moussalem recebeu uma placa pelo trabalho exercido no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj).
— Eu fui Conselheiro no estado durante 25 anos e coordenei a seccional de Campos. Fiz várias coisas e nunca prejudique ninguém. Sempre fui justo, sempre me mantive numa conduta equilibrada e correta — afirmou Makhoul Moussalem.
Nesta sexta, o evento continua falando sobre a prevenção com vacinas de doenças como meningite e influenza, que será seguida pela discussão sobre a abordagem da síndrome coronariana aguda na emergência e exames genéticos. A partir das 14h, uma conferência discutirá a bioética e, depois, a responsabilidade civil e penal do médico. Uma conversa sobre a saúde pública e a ética médica encerra o dia na sala A. No anfiteatro da FMC, às 9h, será realizada a conferência “Polissonografia - O que o Clínico deve saber interpretar”, seguindo de uma mesa redonda sobre a saúde mental do profissional de saúde.
Após o almoço, os temas serão parada cardiorrespiratória, infecção do trato urinário e sessão clínica. Às 17h20, haverá uma premiação dos trabalhos apresentados.
O evento será finalizado às 18h, com a realização de uma missa em ação de graças no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque Rosário, e um jantar na sede da Comissão dos Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS