Projeto distribui livros nas ruas
Matheus Berriel 13/04/2018 18:58 - Atualizado em 16/04/2018 17:08
Divulgação
Será realizada neste sábado (14) a terceira edição do “Leitura no Ponto”, realizado anualmente pelos Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa). O projeto consiste numa distribuição de livros em alguns pontos de ônibus de Campos, no intuito de incentivar e democratizar o acesso da população à leitura e, consequentemente, ao conhecimento. Nesta edição, serão distribuídos cerca de 300 livros no Terminal Rodoviário da Beira Rio e na Praça do Santíssimo Salvador, das 9h às 11h. Entre os gêneros disponíveis estão gibis, literatura, infanto-juvenil e até receitas.
O “Leitura no Ponto” surgiu em 2016, idealizado por professoras das disciplinas de Formação Profissional e Prática de Formação do curso de Pedagogia. O mês de abril foi escolhido pelo fato de agregar duas datas importantes: os dias internacional e nacional do livro infantil, 2 e 18, respectivamente. Além dos professores e estudantes de Pedagogia do Ise, neste ano, a ação coletiva também contará com participação de alunos do Censa.
Divulgação
Os livros que serão distribuídos foram adquiridos por meio de uma campanha de doações, coordenada pelo Isecensa. Segundo a coordenadora adjunta de Pedagogia, Juliana Falcão, as doações vêm crescendo a cada edição, proporcionando o sucesso do projeto. Cada livro doado representa uma pessoa a mais estimulada a aproveitar o tempo de cada viagem para adquirir conhecimento.
— Os livros serão doados às pessoas, para que possam ler enquanto aguardam a chegada do ônibus e, também, durante o trajeto até suas casas ou destinos. Encontrar um tempo para ler é um processo que permite a expansão de si mesmo, a abertura para infinitas possibilidades — disse Juliana.
A vice-diretora do Isecensa, Elizabeth Landim, é uma das entusiastas do “Leitura no Ponto”. Na visão dela, a sequência ininterrupta de edições do projeto é indispensável. “O estímulo à leitura é essencial e deve ocorrer de forma contínua, pois através dela é que a pessoa quebra as fronteiras da imaginação e descobre novos universos de oportunidades. Encontrar um tempo para ler é um processo que permite a expansão de si mesmo, a abertura para infinitas possibilidades”, enfatizou.
Datas comemorativas — O Dia Internacional do Livro Infantil foi escolhido como o 2 de abril em alusão ao aniversário de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos mais importantes nomes da literatura infantil, autor de “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “O Soldadinho de Chumbo” e outras obras consagradas. Já o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, remete ao aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, escritor do “Sítio do Picapau Amarelo”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS