"Horta na Escola" em três unidades de SJB
13/04/2018 19:16 - Atualizado em 17/04/2018 17:02
Secom - SJB
Uma parceria entre a Prefeitura de São João da Barra, por meio das secretarias de Agricultura e de Educação e Cultura, juntamente com a empresa TechnipFMC, está desenvolvendo, a princípio, em três unidades de ensino, o projeto “Horta nas Escolas”. A iniciativa, que integra o Programa de Educação Ambiental da Flexibrás-Açu tem por objetivo incutir nos alunos da rede a valorização da potencialidade agrícola do município.
Outras questões trabalhadas através do projeto são o incentivo à fixação do homem no campo, evitando, assim, o êxodo rural; a potencialização do aprendizado, o despertar para o interesse por uma alimentação saudável, e a questão da formação de multiplicadores, que transferem seus conhecimentos para os familiares e amigos.
— Essa experiência de contato com a natureza é muito válida para os educandos, e contribui para o desenvolvimento de um trabalho muito significativo do professor com o aluno, já que é um laboratório vivo, e vários temas podem ser abordados de forma interdisciplinar — ressaltou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.
Os alunos, juntamente com a equipe técnica, fizeram a preparação do solo para o plantio. Como será necessária uma manutenção da horta, estudantes por turma, “apadrinharam” os canteiros, e vão se revezar durante os turnos para os cuidados. Nos finais de semana, os pais e zeladores da escola serão responsáveis pela manutenção.
As verduras e legumes escolhidos para serem cultivados e que vão compor a alimentação escolar são: alface, couve, couve-flor, cenoura, repolho, salsa, cebolinha, berinjela, beterraba, pimentão, aipim, batata doce e jiló. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS