Rio transborda, alaga casas e causa prejuízo aos moradores de Rio Preto
Jonatha Lilargem, Daniela Abreu e Aldir Sales 16/04/2018 10:46 - Atualizado em 17/04/2018 16:48
Rio preto transborde e invade ruas
Rio preto transborde e invade ruas / Divulgação
Após a forte chuva que atingiu a região de Rio Preto, o rio Macaco, que corta a localidade, transbordou no final da tarde do último domingo (15) e provocou prejuízo aos moradores. A Defesa Civil informou que, já pela manhã desta segunda-feira (16), a água havia baixado e que não houve registro de feridos ou desabrigados. De acordo com o subsecretário de Governo de Campos, Fernando Leite, pelo menos 65 famílias foram atingidas e ainda é preciso doações de roupas e outros itens de necessidade básica.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, a chuva com mais intensidade não atingiu toda a região do Imbé e, por isso, a situação não preocupa em Lagoa de Cima e Ururaí, que recebem águas diretamente da área. “A chuva veio para o lado da fazenda São João, acima de Rio Preto, e com mais intensidade do lado da antiga fábrica de sucos Bela Joana. A chuva não atingiu toda a localidade da região do Imbé. Foram atendidas cerca de 35 famílias, com visitas, e destas, dez tiveram vistoria nas casas, mas todos foram liberados para permanecer em casa”.
A população de Rio Preto passou a segunda-feira retirando a lama deixada pela água e alguns comércios não funcionaram. Famílias também perderam roupas, alimentos e precisam de itens de higiene pessoal. As doações podem ser feitas na sede da secretaria de Governo, que fica nos altos da rodoviária Roberto da Silveira, no Centro. “As necessidades básicas são água potável, alimentação, colchonete e roupas”, disse Fernando Leite.
As demandas já foram encaminhadas à Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Campos, que mantem uma equipe, junto à coordenação da Defesa Civil, no local.
A secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, superintendência de Limpeza Pública e secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) enviaram equipes à localidade para ações emergenciais e prestar assistência às famílias.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta terça-feira (17) em Campos é que o tempo fique de nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas. As temperaturas variam de 21°C a 28°C.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS