Iphan dá aval a hospital de campanha no Asilo do Carmo
Verônica Nascimento 13/04/2018 20:25 - Atualizado em 16/04/2018 16:58
Asilo do Carmo
Asilo do Carmo / Rodrigo Silveira
Após o anúncio de que o prédio histórico e o anexo ao Solar do Barão de Carapebus, onde funciona o Asilo do Carmo, tiveram uma verba de R$ 1,5 milhão liberada para obra de reforma, a vice-prefeita de Campos, Conceição Sant’Ana (PPS), divulgou nesta sexta-feira (13) que os idosos não vão precisar deixar o local durante a intervenção. Conceição, que já foi diretora do asilo, disse que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acatou a proposta do município para a instalação de um hospital de campanha.
— Uma das primeiras medidas deste governo foi buscar agilizar a realização da obra no casarão, há cerca de 20 anos interditado pela Defesa Civil de Campos e pelo Iphan. Estivemos em Brasília no ano passado para levar, através da deputada federal Cristiane Brasil (PTB), a questão ao Iphan e ao ministério da Cultura. Uma de nossas solicitações foi a manutenção dos idosos no asilo, porque seria traumático retirá-los de um lugar ao qual já se ambientaram. Temos casos de idosos que estão há mais de 10 anos no asilo. Na ocasião, em Brasília, a deputada sugeriu a instalação de um hospital de campanha, sugestão que o Iphan acolheu — declarou a vice-prefeita.
De acordo com Conceição, a transferência dos internos do Asilo do Carmo caberia à Prefeitura, mas a instituição, inclusive quando ela estava à frente da direção, sempre foi contrária à tal medida. Primeiro, segundo ela, pela dificuldade de se conseguir um espaço para abrigar 60 idosos. “O espaço foi cedido pelos donos originais para funcionar um asilo de idosos. O Asilo do Carmo é uma entidade abraçada por toda a sociedade campista. Todos os dias são feitas doações. Os eventos, como a churrascada e a festa junina, são para arrecadar fundos. Os idosos estão acostumados com essa circulação de pessoas. O povo de Campos tem um carinho especial com o Asilo do Carmo e retirar os idosos de lá seria um risco de ver um patrimônio histórico, sem nenhuma ocupação, ruir de vez, além da possibilidade desse trabalho social perder o êxito no acolhimento e cuidados com os idosos”, concluiu a vice-prefeita.
Obra emergencial — O Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos, que também atende o Norte Fluminense, deverá definir na próxima semana a instalação de um hospital de campanha no Asilo do Carmo. Com tendas climatizadas e uma cozinha, o hospital foi considerado a melhor medida para agilizar os serviços durante as obras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS