Revitalização da praça de Santo Amaro
14/04/2018 17:34 - Atualizado em 17/04/2018 17:10
  • Moradores de Santo Amaro participam ativamente do processo de recuperação

    Moradores de Santo Amaro participam ativamente do processo de recuperação

  • Moradores de Santo Amaro participam ativamente do processo de recuperação

    Moradores de Santo Amaro participam ativamente do processo de recuperação

Fim de semana. Com vassouras, um grupo de mulheres se junta para uma tarefa diferente: varrer a Praça de Santo Amaro, preparando-a para eventos sociais e culturais. O objetivo é a revitalização do local para voltar a ser um ponto de encontro das famílias. O mutirão começou com apoda das árvores e colocação de lixeiras.
A etapa seguinte é a colocação de novos bancos e reestruturação do paisagismo. Moradora do distrito, Thais Ribeiro da Costa destaca a importância de os moradores adotarem a praça. E a disponibilidade de buscarem o bem da comunidade em preservar um espaço que as crianças gostam de brincar.
— Estamos aqui para o bem comum da comunidade e das nossas crianças que gostam de brincar no jardim. Cresci vendo essa praça linda e impecável de limpeza a podas das árvores. E, de um tempo pra cá, tem ficado muita suja e as árvores horríveis. Vanderley Rangel teve a brilhante ideia de homenagear duas pessoas muito querida na comunidade Dona Enedina e Maria José. Então ele veio com a brilhante ideia de fazer um canteiro com rosas, já que elas gostavam muito. Então pensamos porque não limpar nossa praça. Juntamos as vassouras e estamos aí mantendo a praça limpa — informa Thais.
O projeto foi uma iniciativa dos moradores preocupados com a falta de segurança na região. Em 2016, foram registrados assaltos e algumas mortes. À noite, a praça estava sendo invadida por motoqueiros, colocando terror na população que evitava ficar no local. A solução foi a recuperação do local e, atualmente, algumas famílias passaram a levar as crianças para brincar as tardes.
— Uma das três áreas de lazer e recreação da localidade de Santo Amaro (praça, quadra e campo de futebol), a praça representa aconchego, onde as famílias da baixada campista se reuniam. O objetivo do projeto "Minha Praça é Nota 10" é devolver essa área ao convívio das famílias, com um ambiente agradável, limpo e seguro — disse o idealizador Vanderley Rangel.
Um apelo de uma das idealizadoras do projeto, a moradora Maria José, é que os moradores e visitantes ajudem a manter o local limpo, não retirem plantas e cuidem e adverte que a praça é um patrimônio dos moradores. E as pessoas que desejem ajudar podem fazer doação de mudas de rosas para o canteiro em homenagem as duas moradoras falecidas.
— Gostaria de pedir as pessoas que nos ajudem a manter a praça limpa, descartando os lixos como copos de bebidas, biscoitos, sacos de pipoca nas lixeiras que a comunidade improvisou. O paisagismo, as mudas de rosas, árvores, ajudem a mantê-los, porque infelizmente essa semana já foram arrancadas duas mudas — apela Maria José.
Damiana Silva fala do cuidado e revela que resolveu se juntar ao grupo e, com vassouras, ajudar a manter a praça sempre limpa. E revelou seu amor à comunidade, mas, para a jovem, esse projeto tem de ser abraçado por todos moradores.
— É sempre com muito zelo e dedicação que nós da comunidade de Santo Amaro estamos nos dedicando para essa limpeza da praça, poda da grama e corte das árvores! Visto que frequentamos constantemente a praça e saber que não tinha condição de usá-la. Então, foi neste ato fraterno que resolvemos nos unir para esta limpeza e que o local seja preservado para o conforto de todos — explicou Damiana.
Adiantou que essas ideias ajudam a formar cidadãos que se comprometem com o bem comum e assumem o direito e dever de cuidar do patrimônio da comunidade. Toda a comunidade do distrito está sempenha em fazer a diferença e trazer novos ares aos moradores. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS