Alunos do Thiers Cardoso são barrados no Ciep da Lapa e ficam sem aula
Jonatha Lilargem e Jéssica Felipe 15/03/2018 12:53 - Atualizado em 16/03/2018 15:01
A situação dos estudantes do Colégio Estadual Doutor Thiers Cardoso, localizado no Parque Tarcísio Miranda, em Campos, continua crítica e sem solução. Mesmo com a informação da secretaria estadual de Educação de que o remanejamento dos alunos e da equipe pedagógica estaria sendo feito, e que não haveria prejuízos educacionais, na manhã desta quinta-feira (15), os alunos encaminhados ao Ciep da Lapa foram barrados e ficaram sem aulas.
A coordenação regional da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) se reuniu com o colegiado de ambas as escolas, mas ainda não definiu uma solução. Até o momento, apenas foi decidido que as aulas no Ciep estão suspensas até a próxima segunda-feira (19) e que haverá uma audiência sobre o assunto na 1ª Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Campos com a promotora Anik Rebello Assed Machado.
Ciep da Lapa
Ciep da Lapa / Antônio Leudo
Com a confusão, a Polícia Militar esteve no local para garantir a segurança e informou que o tumulto começou porque os estudantes do Ciep da Lapa não queriam que os do Thiers Cardoso entrassem na escola, alegando que a instituição não teria espaço para receber os novos alunos. A PM disse ainda que, apesar do desentendimento, não houve nenhum registro de violência.
Bruno de Jesus Klen, 16 anos, foi um dos alunos do Colégio Estadual Doutor Thiers Cardoso que esteve no local à procura de informações. Sem saber quando e onde irá estudar, Bruno retornou para a casa. Rosilane de Oliveira, mãe da aluna Amanda Fernandes, de 13 anos, que estava em sala de aula na hora da confusão, esteve na escola em busca de um posicionamento da coordenação.
— Minha filha hoje veio para a aula normalmente, aí, durante a aula, começaram a entrar crianças da outra escola, sem autorização, sem nada, simplesmente entrando e pegando as cadeiras. A gente, como mãe, não recebeu nenhuma informação. Minha filha chegou a casa chorando, dizendo que os alunos estavam desafiando uns aos outros. Ainda não consegui falar com ninguém da coordenação — relatou.
"Nós estamos vivendo um verdadeiro transtorno", essa foi a definição da representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe), em Campos, Graciete Nunes. Ela explicou que, na segunda-feira (12), a decisão do colegiado do Thiers em assembleia foi sugerir que o estado alugasse contêineres com toda a estrutura e segurança para os alunos estudarem. A segunda proposta foi de suspensão temporária do calendário letivo. Ambas não foram aceitas pela coordenação regional do Seeduc. "Em nova reunião, com o conselho escolar e professores do Ciep, concordou-se com algumas condições colocadas, incluindo a vinda dos alunos para o Ciep da Lapa. Só que aqui não tem condições de vir mais alunos, são 1500 e viriam mais 1080". Para o Sepe, a situação está sendo mediada de forma arbitrária e autoritária.
Durante a reunião das escolas envolvidas, a reportagem da Folha tentou contato com a coordenadoria da Seeduc e com a direção das instituições, no entanto, nenhuma delas quis se pronunciar. A assessoria do Governo do Estado também foi contata, mas, até o momento, não enviou respostas.
O problema - No último sábado (10), professores e funcionários da escola estadual Dr. Thiers Cardoso, localizada no Parque Tarcísio Miranda, foram informados pela direção que a escola seria fechada e os alunos transferidos para a escola Francisco Sales, no IPS. O comunicado da decisão veio da Coordenadoria Regional de Campos e a decisão da Seeduc.
Na ocasião, a secretaria esclareceu que a escola seria interditada para reparos e o motivo estaria relacionado à falta de estrutura, ocasionada pelas fortes chuvas dos últimos dias, que deixaram a escola completamente alagada e com infiltrações. Os pais e alunos serão foram informados oficialmente na segunda-feira (12).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS