Assembleia nesta quinta define fim da greve dos Correios no Rio
14/03/2018 22:47 - Atualizado em 15/03/2018 17:24
Os trabalhadores dos Correios em São Paulo voltam ao trabalho nesta quinta-feira. Os do Estado do Rio provavelmente na sexta, inclusive, os trabalhadores de Campos. A informação é do diretor do sindicato da categoria no município, Marco Aurélio da Conceição. “Está marcada para esta quinta a assembleia no Rio, que deve definir pelo fim da greve”, disse. Em Campos, dos 300 funcionários dos Correios, nesta quarta, 20 ainda permaneciam em greve. O movimento teve início na última segunda-feira.
O fim da greve acontece depois da decisão tomada pelo Tribunal Superior do Trabalho ao julgar o impasse sobre o plano de saúde dos empregados. A direção dos Correios defendia a cobrança de mensalidade dos funcionários e restrição do benefício apenas a estes. Os trabalhadores eram contrários a qualquer mudança no sistema, que garantia seguro-saúde a dependentes (incluindo pai e mãe) com pagamento por procedimento utilizado, e não por parcela fixa mensal.
O item foi o principal impasse da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, tendo sido encaminhado para análise do TST. O tribunal aprovou a proposta do relator do processo, ministro Aloysio Corrêa, prevendo o pagamento de mensalidades variando por idade e remuneração, na modalidade de coparticipação na qual os trabalhadores passam a ter que arcar com 30% dos valores e a empresa, com 70%. Já pais e mães serão cobertos pelo plano até o encerramento do ACT em vigor, em julho de 2019. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS