SJB irá intensificar ações na agricultura
14/03/2018 17:50 - Atualizado em 16/03/2018 15:11
Secom - SJB
Representantes da secretaria de Agricultura de São João da Barra e da Empresa Assistência Técnica Extensão Rural do Estado do Rio Janeiro (Emater-Rio) discutiram a intensificação do trabalho de acompanhamento já realizado no campo junto aos agricultores familiares, que já acontece desde o início da gestão da prefeita Carla Machado.
Visitas periódicas às terças, quartas e quintas-feiras, com seis visitas semanais, se estendendo também às áreas de pecuária, irão reforçar o acompanhamento, com orientação aos produtores visando a redução de custos, preservação do meio ambiente e aumento da produtividade.
O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, reforçou que a proposta é ajustar as atividades já realizadas. Para isso, está sendo feito um levantamento das dificuldades para que técnicos deem sugestões quanto às culturas mais propícias para cada produtor.
— Vamos orientar o agricultor quanto à melhor forma de correção para a sua cultura. Este planejamento visa aumentar a produtividade, direcionar melhor os recursos da secretaria, aumentando a relação custo benefício e, consequentemente, ampliando o grau de satisfação dos produtores de São João da Barra — justificou Barreto.
Secom - SJB
Para o agricultor Noel de Fátima Barboza Barreto, da localidade de Campo de Areia, no 5º distrito, as orientações dos técnicos da Secretaria e da Emater já rendem resultados positivos. “Espero colher cerca de 700 caixas de aipim ‘pretinho’. Um número superior ao ano passado, e esse resultado deve-se ao apoio da Secretaria de Agricultura com a patrulha agrícola e orientações da Emater”, destacou.
O técnico da Emater-Rio, Cid Costa Retameiro, salientou que o produtor, de uma forma geral, é muito receptivo à assistência técnica. “Seu Noel é um exemplo de produtor, usa de forma sustentável toda a sua terra, é beneficiário do programa de irrigação do Rio Rural e está sempre buscando novas alternativas para melhorar sua produção. Ele traz ideias para gente e aceita muito bem nossas orientações”, explicou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS