II Festival de Esquetes no Teatro de Bolso
16/02/2018 18:29 - Atualizado em 21/02/2018 14:20
Teatro de Bolso
Teatro de Bolso / Paulo Pinheiro
Teatro de Bolso (TB) Procópio Ferreira, em Campos, completa 50 anos em 2018 e a programação de aniversário, que está em fase final de preparação, será divulgada nos próximos dias. Porém, uma das atrações já confirmadas é o II Festival de Esquetes do sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), que está com inscrições abertas no site do sindicato. O teatro faz aniversário no dia 13 de abril, mas a programação já começa no mês anterior, seguindo até dezembro.
O diretor do Teatro de Bolso, Fernando Rossi, comemorou a grande procura de produtores locais para a composição do calendário de espetáculos do teatro, tido em Campos como a “Casa do Ator Campista”.
— A procura é resultado do trabalho que a gente desenvolveu em 2017, quando tivemos o teatro recebendo os artistas e o público reencontrando o seu teatro. É muito bacana essa procura. Isso para vermos que tem produção cultural, assim como espetáculos de qualidade, na nossa cidade. O ano de 2018 com certeza será bem melhor e bem mais produtivo do que o de 2017 — disse Rossi, que participou de reunião, ainda em janeiro, com a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima, e o vice-presidente, Vinícius Soares, para tratar das opções para o TB este ano.
Para a presidente da FCJOL, o ano de 2018 vai ser de comemoração e valorização da produção cultural local, não só no circuito teatral de Campos, mas também dentro das comemorações do aniversário do Teatro de Bolso.
— É mais uma conquista histórica para a classe artística de Campos, que vinha, durante algum tempo, muito silenciosa. A cidade tem uma rica produção. Vemos com bons olhos essa agenda e estamos felizes porque, mais uma vez, estamos priorizando os nossos valores, os talentos da terra, na comemoração dessa data tão importante, que são os 50 anos de um teatro que tem o que contar, com uma rica história — falou Cristina.
Em 2017, o Teatro de Bolso contou com apresentações de cerca de 30 espetáculos. Depois de ficar fechado para reforma por quase três anos na gestão passada — contando com uma ocupação de artistas entre 9 de maio e 6 de junho de 2016 —, o lugar reabriu suas cortinas no Dia Mundial do Teatro, 27 de março, com o I Festival de Esquetes do Sated-RJ. A reabertura oficial do teatro aconteceu no dia 12 de maio, com show do cantor e compositor Brenno Azevedo. Desde então, outros espetáculos seguiram em quase todos os fins de semana até o dia 19 de dezembro, na semana anterior ao Natal, quando esteve em cartaz o espetáculo “Outro Olhar”, da Movimento Studio de Dança.
No fim do ano, Fernando Rossi já comemorava a grande quantidade de espetáculos apresentados no TB em 2017.
— Precisamos agradecer tanto aos artistas, que têm feito espetáculos incríveis no Teatro de Bolso, quanto ao público campista, que reencontrou o seu teatro neste momento tão difícil que o país está passando. A arte, como sempre, sobrevive — disse. (J.H.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS