Ressaca na Villa com marchinhas
Jhonattan Reis 16/02/2018 16:25 - Atualizado em 18/02/2018 21:07
Sábado (17) é dia de Ressaca na Villa, evento que acontece a partir das 16h, na Casa de Cultura Villa Maria, no Centro de Campos. O evento, que chega à sua segunda edição, tem entrada franca, mas a organização arrecada doação de produtos de limpeza para a casa de cultura — localizada na rua Barão da Lagoa Dourada, 234. De acordo com a diretora da Villa Maria, Simonne Teixeira, o local precisa principalmente de desinfetantes, sabão em pó, cera para piso de madeira, sacos de lixo de 50 ou 100 litros, panos de chão e cloro.
— Assim como no primeiro Ressaca na Villa, no ano passado, estamos novamente pedindo doação de materiais de limpeza, pois estamos com pouquíssimos recursos e temos uma demanda muito grande. Em 2017 nós conseguimos nos manter por muito tempo com o que foi arrecadado. É um ato de resistência — disse Simonne, lembrando que a ideia é fazer uma despedida do Carnaval.
— Vai ser um evento bem legal. Teremos a lira com marchinhas de Carnaval, o Samba Delas, cerveja artesanal e outras opções de bebidas, além de variadas comidas, como tapioca, hambúrguer e churrasquinho — comentou.
Casa de Cultura Villa Maria
Casa de Cultura Villa Maria / Folha da Manhã
Simonne também falou sobre a importância de cuidar da Villa Maria, que completa 100 anos em 2018, mesmo ano em que a casa de cultura chega ao seu 25º aniversário.
— Neste ano tão importante, em que a Villa completa 100 anos e a casa de cultura 25, a gente não poderia deixar de fazer uma agenda cultural grande. Apesar das dificuldades, sempre estamos fazendo eventos para movimentar a Villa Maria. Como disse, é sempre um ato de resistência, porque temos muitas dificuldades de obter recursos com eles. Geralmente os eventos apenas se pagam. Porém, fazemos tudo isso para não deixar a Villa fechar — falou.
Ainda segundo a diretora da Villa Maria, o evento também é feito em protesto contra as situações da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e a Villa.
— São situações muito complicadas. É uma luta muito grande que enfrentamos e sempre estamos mostrando nossa força. Mas as expectativas para os eventos sempre são boas — comentou.
Programação — De acordo com Simonne Teixeira, haverá eventos em todos os meses do ano na casa de cultura Villa Maria. Em janeiro houve o início das atividades do espaço. Este mês está sendo marcado pelo Ressaca na Villa, hoje. Em março, tem oficina Brincantes na Villa, no dia 24.
A agenda continua em abril, com a Semana de Arte na Villa. Em maio, tem Choro na Villa. O espaço também recebe, em junho, o Encontro Regional de Educação Patrimonial. O mês seguinte contará com o Bazar da Villa. Em agosto, Ciranda na Villa é a atração. Setembro contará com a Mostra de Cinema Povos e Território.
O público poderá conferir, ainda, o Blues & Jazz na Villa, em outubro, Sarau 131 anos de nascimento da Finazinha, em novembro, e mais um Ciranda na Villa e Bazar da Villa, em dezembro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS