O Tepor de Macaé deve gerar dois mil empregos só no primeiro trimestre
O cenário positivo criado por Macaé para atrair investimentos foi um propulsor que colocou a cidade, neste ano de 2022, como a segunda melhor do país para se investir no setor de serviços, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, segundo ranking da Revista Exame, e proporcionou a geração de 7,1 mil novos postos de trabalho nos dez primeiros meses de 2022.
— O emprego é o maior projeto social do governo. Macaé terá um novo ciclo de desenvolvimento, expansão do arranjo do óleo e gás, com a revitalização dos campos maduros, mas estamos visualizando a transição energética para o avanço em diversos setores, colocando Macaé como capital do saber, do turismo, da energia — pontuou o prefeito Welberth Rezende.
Entre as conquistas, o prefeito destaca a Lei de Licenciamento Simplificado, que agilizou os processos de emissão de Alvará de Construção, avançando em 67% na desburocratização dos projetos nos últimos dois anos. “A lei também contribui para a geração de empregos no município, uma vez que muito da empregabilidade de Macaé está relacionado à construção civil”, mencionou, acrescentando que o Programa de Refinanciamento Municipal (Refim) e a Agência de Desenvolvimento Econômico Regional também impulsionam a economia, assim como a entrada de Macaé na Lei Rosinha, que beneficia a indústria com alíquota de 2%.
Ainda em 2022, o município comemorou a aprovação da licença de instalação do novo Terminal Portuário de Macaé (Tepor), cujas obras de construção têm previsão de início no primeiro semestre de 2023, destravando investimentos privados estimados em R$ 25 bilhões — incluindo o parque térmico de Macaé, que prevê 13 termelétricas em operação —, com projeção de geração de cerca de 25 mil empregos.
O Tepor passa atualmente pela etapa de assinatura de contratos de financiamento e representa a consolidação de um dos principais projetos estruturantes, que projetam a cidade como o principal ambiente de negócios voltado ao mercado de óleo, gás e energia.