Porto do Açu comemora avanço em parcerias de 2022
31/12/2022 09:38 - Atualizado em 31/12/2022 09:38
Reserva Caruara comemorou dez anos de implantação
Reserva Caruara comemorou dez anos de implantação / Divulgação
O ano de 2022 foi de grandes anúncios para o Porto do Açu. Reconhecido mundialmente como o único porto no país com oportunidade de realizar uma revolução energética, sendo uma potência para acelerar novos projetos de energia no Brasil, o empreendimento avançou em importantes acordos assinados com empresas de nível mundial.
Com os esforços globais para a descarbonização, a infraestrutura e localização estratégica do porto se tornaram um diferencial para atender à cadeia de valor de renováveis, da geração de energia à fabricação de equipamentos e logística. Essa infraestrutura foi ressaltada durante a COP 27, sediada no Egito, da qual o Açu participou pela primeira vez.
— Este ano atingimos 20 empresas instaladas no complexo e a projeção é que, nos próximos anos, a retroárea seja preenchida também com empresas que buscam atuar com indústria sustentável. Somente em projetos próprios, são 2,4 GW de energia renovável em desenvolvimento, entre plantas de hidrogênio verde, solar e eólica offshore, que atuarão em sinergia com os mais de 30 GW em licenciamento na frente do Açu”, afirma Vinícius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu.
Essa vocação se materializa com parcerias em andamento para instalação de plantas de hidrogênio verde, assinadas este ano com Linde/White Martins e Shell Brasil — essa última uma planta-piloto com previsão de operar em 2025 —, e também da fotovoltaica em andamento com Equinor.
Este ano, o Porto do Açu também se projetou como área no litoral brasileiro que reúne uma das melhores condições de vento para a instalação de eólicas offshore, com grandes players mundiais interessados em desenvolver seus projetos. Já são três Memorandos de Entendimentos para estudos de viabilidade anunciados com as gigantes globais EDF Renewables, TotalEnergies e Neoenergia para o desenvolvimento dos parques.
Empregos e ecoturismo
O primeiro ano pós-pandemia marcou também a retomada de parcerias para empregabilidade no Norte Fluminense e o recorde de fornecedores locais cadastrados, com 300 empresas da região atuando no Porto do Açu. O início das obras da GNA 2 também deu novo fôlego aos trabalhadores da região.
Ainda neste ano, a Reserva Caruara comemorou dez anos de implantação e ganhou uma nova sede, aberta ao público, com atividades que promovem ecoturismo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS