Torres caem sobre a rede da Enel após as fortes chuvas e ventos no Noroeste
27/12/2023 12:16 - Atualizado em 27/12/2023 17:52
Torres da região Noroeste
Torres da região Noroeste / Foto: Divulgação

Torres de eletricidade que pertencem a Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), na região de Itaperuna, caíram sobre a rede da Enel após as fortes chuvas e ventos que atingiram a região Noroeste Fluminense nesta terça-feira (27). A Enel informou que está mobilizada, desde a noite de ontem, numa operação emergencial para a reconstrução de uma linha de distribuição de alta tensão da distribuidora afetada pela queda das torres. As cidades de Natividade, Porciúncula e Varre-Sai também estão sem energia há 27 horas. Bom Jesus do Itabapoana, Norte do estado, enfrenta o mesmo problema há mais de 36 horas. Segundo moradores, alguns municípios da região também estão com o abastecimento de água, além do serviço de telefonia e internet, interrompidos. 
De acordo com a concessionária, a linha de distribuição de alta tensão abastece as cidades de Itaperuna, Natividade, Porciúncula e Varre-e-Sai. Parte dos consumidores afetados foram restabelecidos de forma remota ainda ontem. No momento, mais de 40 engenheiros, técnicos e eletricistas atuam diretamente no atendimento desta ocorrência para reconstruir a linha e restabelecer integralmente o serviço. Em função da complexidade do trabalho e das dificuldades de acesso dos técnicos e materiais até o local dos reparos, a previsão é que a normalização ocorra até a noite desta quarta-feira (27).
Além de afetar a linha de distribuição de alta tensão, o temporal na região Noroeste lançou vegetação, objetos e até telhados sobre a rede elétrica, além de provocar inundações em vários pontos. As cidades mais afetadas foram Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula, Aperibé, Cardoso Moreira, Miracema, Varre-e-sai e Itaperuna. 
Ainda de acordo com a Enel, em alguns pontos, os alagamentos estão dificultando o acesso das equipes aos locais dos chamados. A companhia informou que aumentou em até dez vezes o número de equipes em campo nas áreas mais impactadas para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.

Em caso de falta de luz, o cliente pode acionar os canais digitais da concessionária: site (www.enel.com.br) , aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena: (21) 99601-9608 e Central de Relacionamento (0800 28 00 120).
Com informações da Ascom Enel

ÚLTIMAS NOTÍCIAS