Iphan cobra prefeitura sobre o Solar dos Airizes
Edmundo Siqueira 24/10/2022 18:31 - Atualizado em 24/10/2022 18:31
A estrutura do Solar dos Airizes com sinais claros de fragilidade estrutural. Embora tenha passado por intervenções no telhado há alguns anos, algumas paredes e esquadrias já caíram.
A estrutura do Solar dos Airizes com sinais claros de fragilidade estrutural. Embora tenha passado por intervenções no telhado há alguns anos, algumas paredes e esquadrias já caíram. / Foto: Edmundo Siqueira
Em ofício enviado à Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no último dia 20, o chefe do Escritório Técnico da Região dos Lagos (IPHAN-RJ), Fernando Eraldo Medeiros, pede informações sobre o cumprimento de sentença judicial que determina o imediato restauro do Solar dos Airizes, importante patrimônio localizado na BR-356 (Campos x São João da Barra).

O processo nº 0000402.28.2008.4.02.5103/RJ, que tramita na 2ª Vara Federal de Campos, impõe à prefeitura obras emergenciais de contenção do Solar e o imediato início do restauro. A decisão tem trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos.

Segundo o IPHAN, “até o presente momento não houve manifestação sobre o cumprimento da demanda ou comprovação documental de que a instituição [prefeitura] está de fato envidando os recursos necessários para atingir seu objetivo [obras no Solar dos Airirzes]”.

Medeiros cita a importância nacional que o Solar possui, e pede ainda no mesmo ofício “informações atualizadas sobre as providências a respeito do estado de conservação da edificação”, e se existem “providências em caráter emergencial para minimização de danos ao bem”.

A precariedade atual do Solar vem assustando historiadores e entidades de proteção ao patrimônio. Com paredes e esquadrias já destruídas, o risco de desabamento iminente se agrava no período chuvoso. O próprio IPHAN reconhece a gravidade da situação e alerta que de “21 de outubro a 2 de abril se intensificam as chuvas”, e cita o mês de dezembro como o “mês mais chuvoso em Campos dos Goytacazes, com média de 176 milímetros de precipitação de chuva”.
Há anos sem obras - As últimas intervenções no Solar dos Airizes foram feitas em 2014, empreendidas pela Instituto Federal. A família Lamego, atual proprietária, alega que aguarda reunião com o prefeito de Campos para concluir a cessão do imóvel, que resiste bravamente ao tempo, mas não se sabe por quanto tempo. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]