Compras de última hora para o Natal movimentam o comércio em Campos
Joseli Matias
  • Compras de Natal (Foto: Genilson Pessanha)

    Compras de Natal (Foto: Genilson Pessanha)

  • Compras de Natal (Foto: Genilson Pessanha)

    Compras de Natal (Foto: Genilson Pessanha)

  • Compras de Natal (Foto: Genilson Pessanha)

    Compras de Natal (Foto: Genilson Pessanha)

Nem mesmo as chuvas que atingiram o município de Campos nos últimos dias desestimularam a busca pelos presentes de Natal. Como de costume, muitas pessoas deixaram as compras para a última hora, o que tem movimentado o comércio na cidade nos dias que antecedem a festa e levou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) a ampliar a expectativa de aumento das vendas para até 25%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior, o comércio campista já tem registrado aumento nas vendas para as festas de fim de ano. Ele afirma que os lojistas esperam um movimento ainda maior para este sábado (24) e estão otimistas quanto aos resultados das vendas.
— Teve tudo para poder prejudicar o comércio nesta época do ano. Veio a Copa do Mundo, vieram chuvas e enchentes. Mas, o Brasil saiu da Copa, as chuvas deram uma trégua e a gente notou desde quinta-feira um grande engarrafamento na Pelinca para se chegar aos shoppings. No nosso banco de dados da CDL, notamos um aumento no número de consultas de mais de 20% para vendas no crediário. E ainda existe a venda no Pix e a venda no cartão. Por isso, acho que vamos bater os 25% de aumento nas vendas — ressaltou Edvar Júnior.
Ele afirmou, ainda, que o comércio campista tem registrado um aumento no ticket médio — indicador que mensura a performance de vendas. “Ele saiu lá de baixo e está acima de R$ 70. E este ano temos o retorno do amigo oculto, na empresa e na família. Todo mundo está comprando presente, e a famosa lembrancinha virou até um presente melhor. Notamos que as pessoas, ao invés de presentearem 20 pessoas, estão presenteando dez, mas procurando dar um presente melhor”.
A microempresária Marina Tavares contou que, com o movimento em sua loja neste final de ano, ainda não teve tempo de comprar os presentes para seus familiares e amigos. “Já fiz uma lista com o que quero comprar para as pessoas que vou presentear e até fiz um levantamento de preço. Pretendo dar uma fugida neste sábado para comprar tudo de uma só vez. Espero que dê tudo certo”, disse.
Ainda segundo o presidente da CDL, o comércio tem liberdade de funcionar com o horário estendido, até 20h ou 22h, conforme acordo entre patrão e empregado.
Outra observação feita pela CDL é a retomada da força do comércio presencial. Edvar admite que o digital cresceu bastante, mas que agora funciona, especialmente, como “banco de dados” para o consumidor consultar o preço e se dirigir ao comércio presencial já sabendo mais ou menos quanto está custando o produto e, assim, poder até negociar na loja.
— O presencial está muito forte, então, vai caber muito às empresas investirem em um bom atendimento, um atendimento personalizado, uma loja boa, com qualidade, com cuidado com o cliente. Desperto para que o empresário melhore sua loja, melhore seu atendimento — ressaltou Edvar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Joseli Matias

    [email protected]