Campos vai ganhar Centro Tecnológico e Laboratórios de Iniciação Científica
- Atualizado em 11/03/2021 17:24
Campos vai ganhar um Centro Tecnológico de Iniciação Científica. O prefeito Wladimir Garotinho e o Vice-Prefeito Frederico Paes receberam nesta quinta-feira (11) o subsecretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Costenplate, para afinarem a parceria. Na ocasião, Wladimir pleiteou dois laboratórios de iniciação científica voltados à agropecuária e a pesca, que devem ser instalados, um em Baixa Grande e outro na região norte do município. Também estiveram presentes na reunião o secretário de Educação Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e o Secretário de Agricultura, Almy Júnior.
Um workshop deve acontecer nos dias 26, 27 e 28 deste mês para que a comunidade científica, além de empresários e profissionais ligados ao Porto do Açu apresentem suas demandas profissionais para que os cursos de qualificação oferecidos pelo Centro estejam de acordo com as necessidades dos setores que empregam. “Vamos fazer Campos o espelho do Brasil novamente”, disse o prefeito.
Para a construção do Centro e dos Laboratórios, a Prefeitura colocou à disposição do projeto dois terrenos, um deles com cerca de 5 mil metros quadrados na Baixada Campista. A obra, que deve ter início ainda no primeiro semestre deste ano, vai ser custeada pelo Governo do Estado.
O subsecretário de Ciência e Tecnologia informou que o projeto visa mudar o rumo da economia do Estado em curto e médio espaço de tempo. “Se der errado a gente muda o Rio, se der certo, a gente muda o país. Campos merece isso”, disse Costenplate.
O projeto prevê ainda Wi-fi gratuito a todas as praças da cidade e laboratórios de ciência que serão viabilizados para os estudantes do 3º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais. Prevê, também, laboratório de startups, visando incentivar empreendimentos inovadores, com objetivo de alavancar o empreendedorismo, sobretudo para as empresas de pequeno porte, tirando os novos negócios do papel e gerando novos empregos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS