Mais uma morte por Covid-19 e 276 novos casos confirmados em Campos
12/01/2021 18:56 - Atualizado em 13/01/2021 16:09
O boletim da Covid-19 divulgado na noite desta terça-feira (12) pela Prefeitura de Campos trouxe mais uma morte em decorrência da doença e 276 novos casos confirmados de infecção em 24 horas. Segundo os números atualizados, não foi registrado nenhum caso recuperado no mesmo período, enquanto mais 328 casos suspeitos entraram no boletim.
Desde o início da pandemia, 555 pessoas morreram em Campos após terem contraído Covid-19, e outros óbitos estão sendo investigados. Os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus são 15.698, com 12.479 pessoas recuperadas. Há ainda 40.238 casos suspeitos, sendo 37.730 diagnosticados como síndrome gripal e 2.508 como síndrome respiratória aguda grave.
Devido ao aumento de casos e à ocupação de leitos pela Covid, o município retroagiu para a fase amarela no plano de retomada de atividades econômicas e sociais no dia 30 de novembro e nela permanecerá pelo menos até o 18 de janeiro. As autoridades orientam a população para manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações. A não utilização de máscara, inclusive, gera multa.
Primeiro óbito — A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
Tratamento — De forma pioneira, em março, a Prefeitura de Campos implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus para atendimento a pacientes com a doença.
Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus — tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) — devem buscar orientação junto à Central de Informações da Covid, através do 192.
No dia 22 de maio, o Laboratório Regional do HGG recebeu do estado autorização para atuar como referência na análise de exame de detecção por PCR para Covid-19. A implantação é uma parceria entre Prefeitura de Campos e Uenf. Com a iniciativa, resultado dos exames, que estavam levando em média 15 dias para saírem, passam para até 48h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS