Secretaria de Estado de Educação anuncia protocolos para retomada das aulas
02/10/2020 16:54 - Atualizado em 02/10/2020 16:54
Foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (2) o protocolo sanitário com medidas a serem tomadas pelas unidades escolares para o retorno seguro das atividades presenciais na rede pública de ensino. As escolas deverão adequar salas de aula e refeitórios para promover o distanciamento social e disponibilizar equipamento de proteção individual (EPIs), como luvas e face shield para funcionários, além de máscaras para servidores e alunos.
De acordo com a secretaria de Estado de Educação, todas as escolas estão recebendo um reforço nos recursos para a compra dos materiais, além de dispensers para álcool em gel 70% e tapetes higienizadores.
— Queremos possibilitar um retorno seguro, que cumpra todos os protocolos em saúde, para alunos, professores e demais envolvidos neste processo. Não há a menor chance de fazermos uma coisa sem que não tenhamos todas as convicções necessárias de garantia de vida e saúde dos professores e o protocolo sanitário estabelecido nas escolas — afirmou o secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt.
O retorno das aulas presenciais, ainda sem data estabelecida, será apenas para turmas de 3ª série do Ensino Médio regular e da Fase IV de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
— Temos uma agenda nacional que é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em janeiro de 2021. Por isso, nossa prioridade, nesse momento, são esses jovens que estão concluindo os estudos — destacou Comte, acrescentando que os demais anos e séries de escolaridade (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e fases I, II e III de EJA) terão acesso a outros materiais diversificados de estudos e somente voltarão às atividades presenciais em 2021.
Uma nova Resolução, desta vez focada na saúde e segurança dos professores e funcionários da rede pública, está sendo trabalhada entre as secretarias de Educação e Saúde. A testagem dos servidores fará parte deste segundo protocolo.
— Estamos em um esforço conjunto com a Saúde para fechar todos os procedimentos necessários para uma retomada segura para todos — finalizou Comte.
Alguns pontos do protocolo de retorno
> Salas de aula, refeitórios e áreas de circulação devem ser adequados para as regras de distanciamento social;
> Equipamento de Proteção individual (EPIs), como luvas e face shield, devem ser distribuídos a funcionários;
> Máscaras faciais devem ser fornecidas a servidores e alunos;
> Escolas precisarão ter dispensers para álcool em gel 70% e tapetes higienizadores;
> Filtros de ar-condicionado devem estar limpos;
> Limpeza em geral com água sanitária;
> Bebedouros que permitam contato com a boca serão lacrados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS