Secretaria de Saúde de Campos apresenta restruturação da rede de Covid-19 ao MP
- Atualizado em 25/09/2020 20:50
A Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Departamento de Vigilância em Saúde e integrantes da equipe responsável pelo Centro de Controle e Combate ao Coronavirus apresentaram na tarde de hoje uma proposta de reestruturação, readequação e ampliação de unidades de atendimento covid-19 no Município. Na oportunidade, foram apresentados dados e informações sobre ocupação de leitos, análise do cenário epidemiológico, fluxo de atendimento e a utilização dos leitos aptos ao tratamento da doença em Campos.
Também participaram da reunião por videoconferência, o Procurador do Município, Paolo Ney Bastos Marques Pereira, promotora do Ministério Público Estadual, Maristela Nauraht, o Defensor Público, Tiago Abud, presidente do Sindicato dos Médicos, José Roberto Crespo e o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), Rogério Bicalho.
De acordo com a secretária Cintia Ferrini, a reformulação de fluxo de atendimento covid-19 não implica em fechamento de unidade e sim reformulação de locais para receber pacientes suspeitos de covid-19 e pós covid-19.
- Além do Centro de Controle, que é referência, a população já encontra atendimento nas sete UPHs do Municipio. Essa reorganização implica também na melhoraria do atendimento que ocorre com médicos generalistas e especialistas nas 25 Unidades Básicas de Saúde através de capacitação que já está sendo realizada e otimização de atendimento nos três Centros de Referência com especialistas. Uma vez que muitos deles retornarão para essas unidades - pontuou.
Durante a reunião, a diretora de Vigilância, Andreya Moreira, detalhou a situação atual em relação a ocupação de leitos e análise do cenário de casos no município.
- Estamos observando a redução na ocupação de leitos há cerca de seis semanas em conjunto com a média móvel de casos confirmados e óbitos registrados, o que possibilitou, inclusive, alterarmos a estratégia.
A médica alertou para o fato de que o maior número de casos registrados ocorreu há cerca de dois meses. "O maior número de atendimento no Centro de Controle foi registrado início de julho (semana epidemiológica 27 e 28). A média móvel dos casos vem decrescendo. Esse é um dos indicativos que nos permitiu alterar a estratégia e a fase em que o municipio estará a partir da próxima segunda (28)", lembrou
O Centro de Controle ultrapassou a marca de 15 mil atendimentos antes de completar seis meses desde a sua abertura em 30 de março.
Uma das médicas responsáveis pelo atendimento no Centro de Controle, Patrícia Meirelles, relatou a estabilidade de atendimentos neste momento. "A robustez de atendimento acontece de 7h da manhã às 19 horas e ao anoitecer já não tem procura para atendimento no CCC. Essa reformulação de fluxo não implica em fechamento. Todos os setores estarão em funcionamento", informou.
O cronograma apresentado ao Ministério Público propõe início da readequação a partir do mês de outubro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS