Pint of Science acontece de terça a quinta-feira com programação on-line
Matheus Berriel 04/09/2020 13:31 - Atualizado em 05/09/2020 12:32
Aline Intorne é coordenadora do evento em Campos
Aline Intorne é coordenadora do evento em Campos / Divulgação/Pint of Science
Pelo terceiro ano seguido, Campos terá uma programação própria no Pint of Science, evento internacional que tem como objetivo compartilhar desenvolvimentos científicos. Por conta da pandemia da Covid-19, o festival será on-line em 2020, com palestras e debates em lives de terça (8) a quinta-feira (10). Na planície goitacá, a realização é da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com participação de representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto Federal Fluminense (IFF).
— É uma edição especial. Sendo on-line, o evento possibilitou trazer mais pessoas de outras cidades. Além disso, como o país inteiro tem acesso a essas lives, e serão muitas acontecendo de forma simultânea, reunimos um grupo de coordenadores de cidades dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e decidimos fazer o evento juntos. Teremos conosco palestrantes e participantes de outras oito cidades. Logo, a troca será muito maior — disse a coordenadora local do Pint of Science, Aline Intorne, que é professora do Centro de Biociências e Biotecnologia da Uenf.
Uma das novidades da edição 2020 será o Pint of Milk, voltado a crianças e adolescentes. Entre as atrações, estão contações de histórias com temáticas voltadas para o meio ambiente e as bactérias. O IFF abrirá o festival com uma conversa sobre o universo dos esportes eletrônicos, às 9h de terça. Toda a programação infanto-juvenil será transmitida no canal da rádio IFF Educativa no YouTube.
— Traremos jogadores, contadores de história, tudo junto e misturado, com muito ciência para esse público. E temos sido recebidos com alegria pelas escolas que contactamos, outros municípios têm nos procurado. Estamos super animados. É importante fazer isso, mesmo enfrentando uma pandemia, porque o público quer ciência, e são os pesquisadores que vão trazer a solução para os nossos problemas. Acho que nunca antes a população se viu tão sedenta de conhecimento científico como agora. Por isso, recebemos com muita empolgação a proposta dessa edição on-line feita pela organização internacional do evento — comentou Aline Intorne. A definição dos participantes do festival se deu após um período de inscrições.
As transmissões dos eventos voltados ao público adultos foram divididas em vários canais. É possível acessar a atração desejada através do site pintofscience.com.br/events/camposgoytacazes, onde também está disponível a agenda completa desta edição.
Professor da Uenf desde 2010, Thiago Venâncio será um dos palestrantes sobre “Tecnologias na ciência”, junto a Jonnathan Carvalho, Mariza Ferro e Douglas Alexandre Vieira. A live acontecerá na quarta-feira, a partir das 18h.
— É uma temática muito importante e relevante nos dias atuais. Vivemos no mundo da informação, onde dados são coletados em tempo real em praticamente todas as áreas da vida cotidiana. Estes dados, em larga-escala (ou big data), são analisados intensamente por diversos cientistas, em busca de novas descobertas que resultem na geração de conhecimento e progresso tecnológico. Particularmente, eu vou abordar os dados de sequenciamento de DNA e as análises de bioinformática realizadas em seu processamento, bem como as suas potenciais implicações na vida cotidiana — adiantou Thiago.
O Pint of Science foi idealizado em 2012 por um grupo de pesquisadores no Reino Unido. A partir da edição inaugural, em maio de 2013, profissionais de outros países demonstraram interesse pelo festival, que se internacionalizou em mesas de bares e restaurantes. No Brasil, Campos participou das edições de 2018 e 2019, com representantes de várias universidades locais. Para 2020, além da edição nacional, com o tema “Investimento ou morte”, o Pint of Science Brasil terá programações em 73 municípios de todas as regiões do país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS