Ethmar Filho: Reverenciado pelo príncipe de Gales
Ethmar Filho - Atualizado em 28/08/2020 16:25
Para os que pensam que Ludwig Van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart foram os inventores do clássico, saibam que os dois chamavam o autor das 105 sinfonias de “Papai Haydn”. Em 1790, o príncipe da Hungria Nikolaus I morreu. Seu sucessor não mostrou nenhum interesse pela música, dissolvendo a orquestra/coro e concedendo a Joseph Haydn, o pai do clássico, uma pensão anual, lançando-o no mundo internacional da música. Mozart expressou reservas por Haydn nem falar inglês. Resposta de Haydn: “Minha música é entendida em todo o mundo!”
Joseph Haydn concordou em compor 27 peças para o empresário de Londres Johann Peter Salomon e tê-las apresentadas em concertos, regendo-as ele mesmo. A chegada de Haydn à Inglaterra em 1º de janeiro de 1791, causou comoção — tanto quanto o fato de Haydn ter sido saudado em um baile no Palácio de St James pelo príncipe de Gales com uma reverência visível, e isso não era pra qualquer um. Em julho de 1791, Haydn recebeu um Doutorado Honorário em Música da Universidade de Oxford. A solene celebração durou três dias e aconteceu no Sheldonian Theatre, em Oxford.
Haydn deixou as Ilhas Britânicas em junho de 1792, após duas séries de concertos de grande sucesso. Ele viajou de volta para a Áustria via Bonn, onde conheceu o jovem e talentoso Ludwig van Beethoven (1770-1827). Em 1793, comprou a casa suburbana Obere Windmühle, na Kleine Steingasse 73 (hoje museu Haydn Haus), e passou a morar nela em 1797. Foi nessa casa que criou os seus oratórios “A Criação” e “As Estações”. Em janeiro de 1794, Haydn viajou para a Inglaterra pela segunda vez e novamente teve grande sucesso. A “Sinfonia Militar”, mais popular de todas as suas sinfonias durante a sua vida, foi executada pela primeira vez. As 250 obras que Haydn compôs apenas para suas duas visitas a Londres poderiam facilmente representar a obra da vida de qualquer compositor. Haydn recebeu a grande honra de ser incluído nos programas dos “Concertos Antigos” como o único compositor vivo. Ele também obteve reconhecimento oficial ao participar dos concertos do Rei George III (1738-1820), a quem foi apresentado por George, príncipe de Gales (1762-1830). O rei inglês e sua esposa Charlotte tentaram convencer Haydn a ficar mais tempo e ofereceram-lhe um apartamento em Windsor, mas ele decidiu voltar para a Áustria.
Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, e um inovador na composição de sonatas e trios para piano. O pai do clássico vienense, Franz Joseph Haydn, não nasceu em Viena, mas na aldeia de Rohrau, na parte oriental da Baixa Áustria, em 31 de março de 1732. Foi a voz de Haydn que o levou primeiro a Viena para se juntar ao coro da Catedral de Santo Estêvão. Quando sua voz falhou, o jovem Haydn teve que deixar o coro e começou a ganhar a vida dando aulas e tocando em várias orquestras. Ao mesmo tempo, estudou piano e composição. De 1761 a 1790, ele foi o maestro da corte do Príncipe Esterházy, primeiro em Eisenstadt e depois em Fertod. Haydn teve um tremendo sucesso em Londres, que ele visitou duas vezes em turnês. No entanto, recusou uma posição oferecida a ele pelo rei George III.
Joseph Haydn compôs mais de 100 sinfonias, das quais "Drum Roll" é provavelmente a mais famosa, além de setenta quartetos de cordas e várias óperas. O oratório "The Creation", libreto que trouxe de Londres, é um dos belos exemplos da sua capacidade de criação artística. “Papai Haydn” morreu em 31 de maio de 1809, em Viena.
 
Maestro Ethmar Filho – Mestre em Cognição e Linguagem
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS