Inscrições abertas para prêmio nacional de pesquisas sobre patrimônio arqueológico
- Atualizado em 18/08/2020 15:47
Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Luiz de Castro Faria, que reconhece a pesquisa acadêmica cujo tema seja o patrimônio arqueológico brasileiro. Pesquisadores e estudantes de todo o país podem se inscrever em quatro categorias: monografia de graduação, dissertação de mestrado, tese de doutorado e artigo científico. Realizada pelo Centro Nacional de Arqueologia (CNA) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a iniciativa distribuirá prêmios de R$ 7 mil a R$ 20 mil. Interessados podem se inscrever on-line, até dia 25 de setembro. O edital foi publicado no último dia 10, no site do Iphan.
Nascido em Niterói (RJ), em 1913, Luiz de Castro Faria construiu carreira acadêmica reconhecida em diversas disciplinas das ciências sociais. Como antropólogo e arqueólogo, tornou-se pesquisador do Museu Nacional, onde atuou na proteção dos sítios arqueológicos e, em especial, dos sítios sambaquis do litoral.
Seu desempenho com a pesquisa e com o patrimônio cultural o levou a elaborar políticas de preservação na arqueologia, suscitando no seu protagonismo com a elaboração da Lei n° 3.924, de 1961, um marco na proteção do patrimônio arqueológico.Nos anos seguintes, dedicou-se ao ensino acadêmico universitário. oi membro de comissões para a criação de cursos de graduação e pós-graduação no país, realizou o levantamento de sítios arqueológicos e etnográficos, e ministrou cursos de antropologia, etnologia, arqueologia e evolução humana.
Luiz de Castro morreu em 2004, deixando um importante legado para as ciências humanas e sociais, publicações de artigos e pesquisas na arqueologia, obras de referência para a antropologia e a etnologia brasileira, e imensurável contribuição para a defesa do patrimônio cultural arqueológico.
Fonte: Iphan.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS