Ponto Final - Câmara de Campos terá sessões por videoconferência
04/04/2020 22:19 - Atualizado em 05/04/2020 14:59
Sessões virtuais
Com os trabalhos suspensos desde o dia 20 de março, devido à pandemia do novo coronavírus, a Câmara de Campos deve retomar os trabalhos ainda na primeira metade deste mês. De acordo com o presidente da Casa, Fred Machado (Cidadania), a dúvida é com relação a qual plataforma será utilizada para conexão dos vereadores. Na primeira sessão, eles terão que aprovar um projeto de resolução que dará validade as sessões remotas pelo período que estiver em vigência a situação de emergência devido à Covid-19. Isso porque não há previsão desse tipo de sessão no regimento da Câmara.
Em fase de teste
Fred disse que vai começar a testar as plataformas neste fim de semana, para aferir com vereadores e a equipe da Casa o programa que melhor se adequa à atual necessidade. Ainda de acordo com o presidente da Câmara, as sessões vão tratar exclusivamente de pautas sobre o combate ao coronavírus, sem espaço para indicações simples ou requerimentos: “A gente não pode focar em outro assunto neste momento. Vamos traçar o papel da Câmara nesse momento de enfrentamento, pensando em ações institucionais”. O Senado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) já realizam sessões por videoconferência.
Hospital de campanha
Está previsto para esta segunda-feira o início da montagem do hospital estadual de campanha em Campos, para reforço das ações no combate ao coronavírus. A unidade será instalada na área da antiga Vasa, na avenida 28 de Março. Nessa semana, equipes da Prefeitura de Campos chegaram a fazer a limpeza do local e uma comitiva do Governo do Estado vistoriou o terreno. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, serão instalados 100 leitos na unidade, sendo 20 de UTI. O hospital de campanha deve estar pronto para funcionamento até o dia 30 de abril.
Mais mudanças
Outros dois integrantes do primeiro escalão do governo Rafael Diniz deixaram seus cargos. Em edição suplementar do Diário Oficial da última sexta-feira, foram publicadas as exonerações de Brand Arenari (Educação) e Victor Montalvão (Postura). Eles também fazem parte do grupo do governo que pretende concorrer a um cargo eletivo nas eleições deste ano. No lugar de Montalvão foi nomeado Marcio Aquino da Silva Junior. Já para o cargo de secretário de Educação nenhuma nomeação foi publicada ainda.
Outros nomes
A data limite para quem pretende candidatar-se este ano terminou no dia 3 de abril, mas o desligamento em Campos começou um pouco antes para que secretarias e secretários possam se organizar da melhor forma. Além de Brand e Montalvão, também foram exonerados André Oliveira (Gestão Pública), Abdu Neme (Saúde), Hélio Nahim (superintendência de Entretenimento e Lazer), Raphael Thuim (Fundação Municipal de Esportes), Rogério Matoso (superintendência de Trabalho e Renda), Rogério Siqueira (Superintendência da Igualdade Racial) e Dante Pinto Lucas (superintendente do Hospital Geral de Guarus).
Acordo
O Procon de Campos firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com duas redes de farmácia e drogaria de Campos. Através do acordo, as redes se comprometem a vender álcool gel 70% a preço de custo, de acordo com o limite de unidades estabelecido, e, ainda, doarem cestas básicas e itens de higiene e limpeza à Prefeitura. Uma das redes vai adquirir portas de vidro para a UPH da Saldanha Marinho. O TAC visa proteger o consumidor de aumento abusivo de preços. De acordo com o superintendente Douglas Leonard, em caso de descumprimento poderá ser aplicada multa no valor de R$ 10 mil.
No ritmo
Mesmo em Regime Diferenciado de Atendimento de Urgência, em razão da quarentena contra a pandemia no novo coronavírus, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) informou que não reduziu seu ritmo de trabalho, que já foi apontado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por dez anos consecutivos, como o mais produtivo do Brasil. Entre 17 de março e 3 de abril, foram realizadas 1.932.042 movimentações processuais nas primeira e segunda instâncias entre sentenças, decisões, despachos e audiências, entre outros atos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS