TV Câmara de Campos exibirá a Paixão de Cristo na próxima semana
03/04/2020 14:51 - Atualizado em 04/05/2020 20:03
Otaviano Marthins estreou no papel de Jesus Cristo em 2019
Otaviano Marthins estreou no papel de Jesus Cristo em 2019 / Foto: Antônio Filho
Pela primeira vez em quase quatro décadas, não será realizada em Campos a encenação do espetáculo artístico-religioso “Paixão de Cristo” pelo Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro, devido às ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a TV Câmara anunciou que vai exibir a apresentação de 2019 a partir da próxima quinta-feira (09). Haverá reexibições diárias até domingo (12), sempre às 20h. A TV Câmara pode ser sintonizada no canal aberto digital 19.3 e canal 152 da VerTV.
Partiu da organização do espetáculo, que acontece desde 1982, a iniciativa de solicitar ao presidente da Câmara de Campos, vereador Fred Machado (Cidadania), a cessão do espaço na programação televisiva.
— O momento que vivemos não tem precedentes. Precisamos nos adaptar, em meio a essa pandemia, em todos os setores. A apresentação da “Paixão de Cristo” já é um evento esperado pelos campistas, é uma atração do nosso município. Por isso, prontamente atendi ao pedido e espero que dessa forma possamos levar um conforto às famílias nessa data tão especial — disse Fred Machado.
Na tela, o público vai conferir todas as cenas da apresentação ocorrida em 19 de abril de 2019, atraindo cerca de 5 mil pessoas à praça do Santíssimo Salvador. O evento foi realizado pela Prefeitura, que liberou a transmissão através da superintendência de Comunicação.
Intitulada “Eu sou a Ressurreição e a Vida”, a montagem de 2019 marcou a estreia do Otaviano Marthins fez sua estreia no papel de Jesus Cristo, dividindo cenas emocionantes com Dorinha Martins, que deu vida a Maria. Pedro Fagundes vive o sumo sacerdote Caifás, acompanhado por Flávio Rodrigues (Pilatos) e Rodri Mendes (Herodes). Ao todo, 70 pessoas integram o elenco. Com direção geral de Pedro Carneiro, a peça tem roteiro assinado por Dorinha Martins e direção de audiovisual de Antônio Filho.
— Estamos muito felizes com a oportunidade de manter nossa tradição, através da exibição pela TV Câmara. Em uma hora de espetáculo, a comunidade vai se emocionar, relembrando as principais passagens da Via Sacra através do trabalho de atores e figurantes de nossa cidade — afirmou Pedro Carneiro.
O diretor de audiovisual, Antônio Filho, já conta os dias para conferir o resultado final dos ajustes que vêm sendo feitos no intuito de melhorar a qualidade do material gravado.
— Nunca realizamos qualquer tipo de exibição do espetáculo, na íntegra, em um canal de televisão. O público terá a chance de ver em detalhes a magia da rapidez da movimentação dos atores, por causa da ação das cenas. Cada momento é acompanhado de projeções que serviram como cenário, através de um painel de led, montado no fundo do palco. A gravação não tem cortes e, por isso, todos terão a sensação de assistir ao espetáculo como se ele estive acontecendo naquele momento — comentou Antônio.
Tradição — Criado por Dom Carlos Alberto Navarro em 1982, o Grupo de Teatro Sacro teve como diretor da primeira montagem o jornalista, professor e teatrólogo Orávio de Campos Soares. Nos anos seguintes, o ator e diretor Felix Carneiro assumiu o comando. Em 1994, Pedro Carneiro passou a responder pela direção geral, com inovações para o projeto. Desde então, houve apenas um diretor da peça que não ele: o ator Pedro Fagundes, em 2013. No ano de 2015, o grupo tornou-se patrimônio cultural e material do município de Campos. E em 2018, recebeu na Câmara de Vereadores a Medalha Cidade de Campos, como reconhecimento de sua importância. (A.N.) (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS