Cultura de Macaé se despede de Maria Ignez do Patrocínio
03/04/2020 19:37 - Atualizado em 04/05/2020 19:59
Formada pela Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, Dona Ignez dedicou sua vida a lecionar piano
Formada pela Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, Dona Ignez dedicou sua vida a lecionar piano / Divulgação/Ascom Macaé
Foi sepultada nesta sexta-feira (03), no cemitério Memorial da Igualdade, em Macaé, a ex-presidente e atual presidente de honra da Sociedade Musical Nova Aurora, Maria Ignez do Patrocínio. Ela morreu na quinta (02), aos 86 anos, no Rio de Janeiro, onde havia sido submetida a uma cirurgia. Ignez estava internada no Hospital Casa de Portugal, no bairro Rio Comprido, e, segundo a Prefeitura de Macaé, foi a óbito em decorrência de um traumatismo craniano. Devido à pandemia do novo coronavírus, não houve velório. Dona Ignez, como era carinhosamente chamada, deixa as irmãs Lúcia Maria e Lena Maria do Patrocínio, além dos sobrinhos Juliana, João Alexandre, Lécio, Liliane, Luiz Fernando e Gláucia.
Maria Ignez do Patrocínio, costumava prestigiar eventos culturais de Macaé, como vernissages de exposições, projetos de música e poesia no Solar dos Mellos. Por mais de duas décadas, dirigiu a Nova Aurura, um dos importantes patrimônios culturais e memoriais macaenses, tendo virado posteriormente presidente de honra.
Formada pela Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, dedicou sua vida a lecionar piano. Ela integrou o quadro de professores do Conservatório de Música de Macaé e o grupo May Day, formado por artistas que arrecadavam em favor das pessoas portadoras de HIV no município. A professora foi membra fundadora da Sociedade Musical Macaense e fez parte do grupo As Seresteiras de Macaé e do Coral do Bariloche. Dona Ignez contribuiu para a formação de muitos musicistas e para a vida cultural do município.
No Facebook, a Sociedade Nova Aurora tratou Ignez como “ser humano adorável e de incrível sensibilidade”.
— Neste momento, nos faltam palavras para descrever o sentimento da perda, porém, acreditamos que ela cumpriu o seu chamado. Sem palavras, estamos em luto — diz um trecho da nota publicada na rede social.
A Prefeitura de Macaé também se solidarizou com familiares e amigos, expressando em nota no site oficial “as mais sinceras condolências”. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS