Prefeitura diz que tem plano de reabertura gradual do comércio em Campos
Aldir Sales 27/04/2020 20:45 - Atualizado em 08/05/2020 20:56
Representantes do comércio de Campos se reuniram com o prefeito Rafael Diniz (Cidadania) na noite desta segunda-feira (27), na sede da Prefeitura, mas as duas partes não chegaram a um acordo sobre uma eventual reabertura do setor. No entanto, Rafael explicou que o município já tem um plano de reabertura gradual das lojas e que o Governo do Estado sinalizou que só poderia colocar em prática após a conclusão do hospital de campanha.
O decreto que prorrogou o fechamento do comércio vale até a próxima quinta-feira (30), mas ainda não há definição oficial se haverá novo prolongamento. A publicação da medida aconteceu no Diário Oficial do dia 18 de abril, mas foi decidido em outra reunião entre as partes no dia 16 (aqui).
— Entendemos e temos preocupação com a questão do comércio, mas também temos a responsabilidade com o atendimento e a saúde da população. Somente o Centro de Combate ao Coronavírus não terá como suprir a demanda, sem estar com o hospital de campanha funcionando — explicou Rafael Diniz.
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Portugal esteve no encontro e apresentou uma proposta para abertura completa do comércio no dia 4 de maio, que foi rechaçada pelo prefeito por causa do hospital de campanha, que tem conclusão prevista para o mês de maio.
Orlando disse, ainda, que uma nova reunião foi marcada para esta terça-feira (28) para tratar sobre abertura parcial de alguns segmentos do comércio, mas sem especificar quais seriam.
O plano de retomada do comércio, segundo a Prefeitura, foi elaborado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e será detalhado aos representantes do comércio em próximas reuniões.
— Estamos preocupados, sim, com a questão da economia e do emprego, porém, atendemos aos critérios técnicos da secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde. Já preparamos este plano de retomada, aguardando apenas os critérios técnicos de Saúde. É um plano gradativo, para não gerar aglomerações — informou o secretário Felipe Quintanilha.
Também participaram do encontro a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, e o coordenador do Centro de Combate e Controle ao Coronavírus de Campos, Victor Carneiro.
Noroeste Fluminense
Em Itaperuna, também haveria uma reunião entre comerciantes, o prefeito Dr. Marcus Vinícius (PL) e o promotor público Bruno Santarém. No entanto, de acordo com o jornalista Nino Belliney (aqui), o promotor pediu para adiar o encontro para semana que vem alegando orientações do Ministério Público. A nova reunião também será por videoconferência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS