Prefeitura de Campos confirma mais quatro casos de coronavírus
27/04/2020 19:45 - Atualizado em 05/05/2020 19:34
Quatro novos casos de coronavírus foram confirmados, na noite desta segunda-feira (27), pela Prefeitura de Campos, somando 61 casos da doença na cidade, que também já registrou três óbitos. De acordo com o boletim desta segunda, são dois homens e duas mulheres, com idades entre 29 e 46 anos, sem comorbidades, infectados pelo novo coronavírus. Segundo o município, dos novos casos, três estão em isolamento domiciliar e um está internado no CTI de um hospitalar particular de Campos. Além disso, dois óbitos por Covid-19 são investigados e 259 pacientes com sintomas suspeitos da doença são acompanhados pelo governo municipal. Também nesta segunda, a Prefeitura divulgou o segundo Informe Epidemiológico da Covid-19 com análise dos casos confirmados até o dia 25 de abril, que mostra o Centro como o bairro com maior número de infectados pela doença. 
De acordo com dados da Vigilância em Saúde de Campos, dos 61 casos de coronavírus registrados na cidade, são 36 mulheres e 25 homens, com idades entre 20 e 81 anos. Outros 41 casos já foram descartados no município após exames.
O documento divulgado pela Prefeitura de Campos nesta segunda mostra uma análise estatística de casos confirmados de Covid-19, contabilizados até o dia 25 de abril, detalhando faixa etária, gênero e bairro.
Nesse período foram notificados 329 casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre eles, 55 foram confirmados (apresentaram resultado de carga viral detectável para SARS-CoV-2 por meio do exame RT-PCR) e 40 foram descartados (apresentaram resultado não detectável). Entre os casos confirmados da Covid-19, em Campos, 35 (64%) são mulheres. Quanto à faixa etária, 16 (29%) estão entre 31 a 39 anos de idade e 15 (27,3%), na faixa de 40 a 49 anos de idade. Quanto à presença de morbidades, 35 casos (64%) dentre os 55 confirmados não referiram serem portadores de nenhuma morbidade.
No segundo Informe Epidemiológico, 25 bairros, localidades e distritos foram citados pelos pacientes com confirmação da doença. O Centro continua com a maior concentração de casos: 10, seguido de Nova Brasília, com 5, e Flamboyant, com 4. Os parques Leopoldina e São Caetano têm três, cada. Já o Jóquei Clube, Parque Califórnia e Turfe Clube seguem com dois, cada. Os demais bairros, Jardim Carioca, Pecuária, João Maria e outros 14 têm um caso confirmado cada um. Sete pacientes não informaram residência.
Óbitos - A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
O segundo óbito registrado pelo município ocorreu no dia 19 de abril. Uma idosa de 79 anos fazia tratamento no Instituto Nacional de Câncer (Inca), na capital, e já contava com problemas hematológicos. Ela era natural de Campos e estava no Rio desde agosto de 2019. Veio a Campos somente no Carnaval e retornou para o Rio sem possibilidades de retorno devido ao quadro clínico. Ela foi internada por sintomas respiratórios.
Já o terceiro óbito foi confirmado nesse sábado. O município não deu mais detalhes sobre o caso, confirmou apenas que era uma idosa de 90 anos residente no município que estava em tratamento em hospital da rede particular. Campos tem mais dois óbitos em investigação.
Tratamento - A Prefeitura de Campos implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus para atendimento a pacientes com a doença. Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus- tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) - devem buscar orientação Central de Informações do Covid, através do 192.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS