Centro registra o maior número de casos de Covid-19 em Campos
27/04/2020 16:23 - Atualizado em 05/05/2020 19:29
O Centro é o bairro de Campos com o maior número de casos de Covid-19, segundo o Informe Epidemiológico do novo coronavírus divulgado Prefeitura na tarde desta segunda-feira (27). O documento apresenta uma análise estatística de casos confirmados da doença contabilizados até o dia 25 de abril no município, com dados como faixa etária, gênero e bairro.
Nesse período foram notificados 329 casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre eles, 55 foram confirmados (apresentaram resultado de carga viral detectável para SARS-CoV-2 por meio do exame RT-PCR) e 40 foram descartados (apresentaram resultado não detectável). Entre os casos confirmados da Covid-19, em Campos, 35 (64%) são mulheres. Quanto à faixa etária, 16 (29%) estão entre 31 a 39 anos de idade e 15 (27,3%), na faixa de 40 a 49 anos de idade. Quanto à presença de morbidades, 35 casos (64%) dentre os 55 confirmados não referiram serem portadores de nenhuma morbidade.
Entre os 55 casos confirmados, 13 (23,6%) evoluíram para SRAG com necessidade de internação hospitalar, sete (54,0%) eram mulheres; três (23,0%) com idade entre 40 e 49 anos e 31 e 39 anos; e oito (62%) referiram serem portadores de alguma comorbidade.
No segundo Informe Epidemiológico, 25 bairros, localidades e distritos foram citados pelos pacientes com confirmação da doença. O Centro continua com a maior concentração de casos: 10, seguido de Nova Brasília, com 5, e Flamboyant, com 4. Os parques Leopoldina e São Caetano têm três, cada. Já o Jóquei Clube, Parque Califórnia e Turfe Clube seguem com dois, cada. Os demais bairros, Jardim Carioca, Pecuária, João Maria e outros 14 têm um caso confirmado cada um. Sete pacientes não informaram residência.
Enfrentamento do coronavírus
Em março, o prefeito Rafael Diniz entregou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. A unidade oferece 40 leitos de clínica médica, 19 leitos de UTI, além de cinco de sala vermelha. O Centro recebe pacientes com suspeita da doença encaminhados pela Central de Informações da Covid, que funciona através do serviço 192.
Ainda para enfrentamento e controle da doença no município, a Prefeitura de Campos implantou barreiras sanitárias nas principais rodovias de acesso a Campos e o serviço de higienização dos espaços públicos. Foi reforçado o estoque de EPIs para os profissionais da saúde, bem como realiza treinamento destes profissionais para uso dos equipamentos e atendimento aos pacientes. A Prefeitura também instalou o abrigo provisório para moradores em situação de rua.
A partir desta terça-feira (28), será obrigatório o uso de máscara em locais públicos em Campos. O decreto foi publicado nesse sábado (25) pelo prefeito Rafael Diniz. O decreto obriga também todos os hospitais (públicos, privados e filantrópicos) a prestar informações diárias à secretaria municipal de Saúde, como os números de leitos básicos e de UTI funcionando e ocupados, bem como a quantidade de pacientes testados para o coronavírus.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS