Início do ano letivo em Campos
03/02/2020 22:03 - Atualizado em 07/02/2020 15:36
Para dar boas-vindas ao ano letivo de 2020, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Campos realizou nesta segunda-feira (3), no Teatro Municipal Trianon, o III Seminário Educar Para Transformar. Como ocorre todos os anos, as férias escolares foram estendidas e poucos alunos compareceram nas 236 unidades da rede municipal de Campos — 155 escolas e 81 creches. A rede conta com cerca de 54 mil alunos e aproximadamente cinco mil professores. 
No Trianon, o III Seminário Educar para Transformar foi aberto pelo secretário da pasta, Brand Arenari. As novidades para este ano são a nova matriz curricular e o sistema de avaliação que acaba com a impossibilidade de reprovação dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental e põe fim ao antigo sistema de aprovação automática em toda a rede.
— Começamos mais uma jornada de plantação de futuros e sonhos das crianças e jovens do nosso município. Temos desafios pela frente, mas, nos últimos três anos, avançamos muito, principalmente na questão pedagógica. Todos sabemos o quanto ainda falta para conquistarmos a educação que queremos, mas a gente sabe como já progredimos. Aumentamos a carga horária de português e matemática; criamos a nossa escola integral, o Cemei; implementamos a EJA (Educação para Jovens e Adultos) profissionalizante, acabamos com a política de aprovação automática e agora teremos a alfabetização na idade certa. Essas são algumas marcas das nossas vitórias, que não seriam possíveis sem a dedicação dos servidores da Smece — destacou o secretário.
Na sequência, o educador e psicólogo David Coelho palestrou para os presentes, sendo sucedido por uma mesa redonda sobre alfabetização. Na parte da tarde, foi a vez da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ser debatida.
Sobre a falta de adesão dos alunos no primeiro dia de aula, a Prefeitura informou por meio de nota que, “nas unidades de ensino ficará a critério das direções a realização de alguma atividade específica, sob supervisão da Smece. Para capacitação dos profissionais, acontece até o próximo dia 19, uma série de jornadas pedagógicas temáticas, que reunirão professores por área de conhecimento. Os profissionais serão divididos em turnos, de modo que não atrapalhe o horário das aulas”. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS