Animação "adulta" para crianças
03/02/2020 18:50 - Atualizado em 07/02/2020 15:10
Um espião animal — “Fantasia”, de 1940, segunda grande animação de Walt Disney, continua sendo, para mim, um marco na técnica. Mário de Andrade escreveu que não era um filme para crianças, mas para adultos. Além de animar a música erudita, a equipe (não apenas Disney) inventou abstrações e produziu uma animação de terror que deixa distante “A família Adams” e “Hotel Transilvânia”.
Algumas animações foram concebidas mais para adultos que para crianças. Nick Bruno e Troy Quane usaram um gênero muito apreciado por adultos numa animação para crianças. Trata-se de “Um espião animal”, com roteiro de Brad Copeland. Parece uma homenagem a Will Smith, que, aliás, dubla Lance Sterling, um dos dois personagens principais. Sterling é negro, alto, esguio, com um cavanhaque bem ao estilo de Smith. Ele é considerado o maior espião do mundo. Entra em todos os lugares, descobre tudo, vence multidões de lutadores treinados etc. Mas encontra Killian pela frente, um arquivilão que compromete o herói passando-se por ele.
Sterling tem de sumir por algum tempo a fim de provar sua inocência. Sem querer, ele acaba encontrando ajuda num jovem cientista genial que trabalha no departamento de inteligência. Trata-se de Walter Beckett, que guarda uma dor profunda pela morte da mãe numa ação policial. Fica bem, atualmente, introduzir um pouco de dor. Afinal, a animação não é mais um mundo encantado e com final feliz. Roteiristas e diretores estão tentando representar a realidade atual em seus trabalhos.
Transformado numa ave, Sterling busca comprovar a sua inocência e capturar o gênio do mal, que, como nos filmes de super-heróis, não quer apenas praticar1 um crime comum, mas dominar o mundo. Com truques mirabolantes, o bem triunfa sobre o mal. A verdade vence a mentira. O adolescente tem sua genialidade reconhecida. E, como parte da cultura dos Estados Unidos, o indivíduo é exaltado, ainda que estejamos vivendo uma época em que as individualidades se apagam no coletivo.
Nada de novo. Gosto sempre de assistir a um filme nas salas de projeção para sentir a reação do público. Notei a presença de casais adultos. Parece que a animação “adulta” para crianças é mais uma animação para adultos infantilizados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS