Domingo é dia de Samba na Praça do Liceu
15/11/2019 16:40 - Atualizado em 26/11/2019 14:28
Domingo é dia de Samba na Praça, que já se tornou tradição na cidade. Ao 3° domingo de cada mês tem Samba na Praça do Liceu, como será no próximo domingo (17), a partir das 10h. O projeto cultural, nascido há quatro anos, já faz parte do Calendário Oficial do Município e acontece com apoio da Prefeitura.
Samba de raiz, reunião de amigos, família, lazer de domingo. São componentes do Samba na Praça, realizado na Praça do Liceu. A mesa de samba, composta de 15 músicos - cinco profissionais e 10 amadores -, acolhe o público que de toda a parte de Campos prestigia cada vez mais o evento.
- Começou como um encontro de amigos, em que sempre fazíamos um samba, por diversão. Até que essas reuniões foram tomando proporção maior, até chegar ao projeto que é hoje, com cunho social - contou Alcebíades Leão, conhecido como Bida Leão, um dos coordenadores do Samba na Praça.
A coordenação do Samba na Praça estima que cerca de 35 mil pessoas passaram pela roda de samba raiz e que, a cada domingo, em média, são recebidos atualmente de 600 a até 1000 visitantes.
O que mostra que a festa cultural cai cada vez mais nas graças dos campistas. "A aceitação e proporção do nosso encontro cresce a cada samba. São famílias e amigos reunidos. Já tivemos comemorações de aniversário e até despedida de solteiro", completou Bida Leão.
A conscientização ambiental e segurança também são características importantes do projeto. O público é proibido de levar garrafas de vidro, fazer churrasco no local e são distribuídas sacolas para depósito de lixo, tudo com intuito de preservação da Praça.
Festa de cultura e solidariedade - Desde que ganhou maior projeção, alcançando a visibilidade atual, passando através de Lei Municipal a compor o Calendário Oficial do Município, o Samba na Praça destaca-se ainda por outro aspecto. O projeto organiza, a cada mês, uma campanha para ajudar a uma diferente entidade filantrópica. Neste domingo (17), a iniciativa é dedicada ao Educandário São José Operário. São pedidos alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal, a serem doados durante o evento, na Praça do Liceu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS