São Francisco alerta para período do defeso do caranguejo-uçá e guaiamum
18/10/2019 18:22 - Atualizado em 26/10/2019 11:31
Neste mês de outubro tem início o período do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e do guaiamum (Cardisoma guanhumi) em toda a região. Aos machos do uçá o período se estende até 30 de novembro e às fêmeas até 30 de dezembro. Já a espécie guaiamum será até o mês de março, sendo destinada tanto para machos, como as fêmeas. A intenção é proteger a espécie que está na temporada de reprodução conhecida por “andada”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI), este é o período em que os crustáceos saem de suas galerias e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de larvas. Com isso a espécie fica mais vulnerável à captura.
A comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Para aqueles que forem flagrados desrespeitando a proibição, as penalidades previstas vão desde multa a detenção, conforme Portaria 9.605/98 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Artigo 35 do Decreto nº 6.514/08, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
A diretora do Departamento de Fiscalização da Sema, Juliana Alves, confirmou que será realizada uma ação de conscientização em pontos estratégicos do litoral do município. Segundo a secretária da pasta, Luciana Soffiati, a meta é ampliar a divulgação nesse período e auxiliar na preservação da espécie.
- A Sema cumpre também seu papel de conscientizador, pois entende que sem informação, não há como ter conhecimento específico do assunto. Por essa razão acreditamos que a iniciativa de divulgar o período do defeso, ajudará na proteção dessas espécies de caranguejos em nosso município -  concluiu Juliana.
Informações e foto: Ascom SFI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS