Duas vagas na Copa do Brasil exclusivas para os clubes menores
23/10/2019 19:55 - Atualizado em 29/10/2019 13:42
A Série A do Campeonato Estadual de 2020 vai reservar duas vagas na Copa do Brasil do ano seguinte exclusivamente a equipes pequenas. O Conselho Arbitral que definiu as mudanças aconteceu na última segunda-feira, mas a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou nesta quarta-feira o regulamento completo da competição.
Ao todo, são quatro vagas em jogo na segunda principal competição nacional. Duas delas serão do campeão e vice. Além disso, o primeiro colocado na classificação geral, com exceção de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo também vai jogar a Copa do Brasil.
A última vaga será decidida em um torneio mata-mata entre o segundo, terceiro, quarto e quinto da classificação geral, sem contar os quatro times grandes.
Dentre Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, aqueles que não conseguirem vaga através das duas primeiras posições do Estadual, fatalmente estarão na Copa do Brasil de 2021 através do Ranking Nacional de Clubes.
Americano e Macaé são os representantes do Norte Fluminense no Estadual, no entanto, as duas equipes estão na Seletiva, que começa no dia 21 de dezembro. O Alvinegro e o Alvianil Praiano estreiam fora de casa contra Portuguesa e America, respectivamente.
Mudanças - Entre as novidades já apresentadas pela Ferj, está o fim da Seletiva até 2022 e a criação de uma nova divisão, a Série A2. Além disso, já para 2020 haverá mudanças na forma de definir os dois rebaixados.
Os dois melhores colocados na Seletiva avançam para a fase principal. Os outros quatro clubes jogam entre si e apenas o último colocado deste quandrangular será rebaixado. A novidade fica por conta da formação de um triangular com os times que restarem para definir o último rebaixado à Série B1. (A.S.)
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS