Alexandre Bastos rebate críticas de Nildo Cardoso
Aldir Sales 28/10/2019 21:29 - Atualizado em 30/10/2019 17:25
O secretário de Governo de Campos, Alexandre Bastos, tomou novamente à frente e rebateu as críticas do ex-secretário de Agricultura e ex-superintendente de Abastecimento Nildo Cardoso, exonerado na última quarta-feira (23) em edição suplementar do Diário Oficial. Em entrevista ao programa Folha no Ar 2ª edição, da rádio Folha FM 98,3, na noite desta segunda-feira (28), Bastos disse que estranhou o fato de Nildo mandar recado ao prefeito Rafael Diniz (Cidadania) via rádio, na última semana, e rechaçou as acusações do empresário da Baixada Campista.
A saída de Nildo Cardoso do governo se deu um dia após o ex-secretário declarar, também no Folha no Ar 2ª edição, que “30% do pessoal da Prefeitura deveria entregar o cargo”, já que “não trabalham, só recebem”. Também nesta segunda-feira, mas no Folha no Ar 1ª edição, Nildo reafirmou a crítica e apontou diretamente para Bastos: “Se você for nos altos da rodoviária (sede da secretaria de Governo), aquele pessoal de Bastos... É só perguntar a Bastos, ele que está lá”.
Em resposta, Alexandre Bastos disse que faltou a Nildo tentar resolver os problemas internamente: “Sempre agi com lealdade ao grupo. Lidamos com problemas, discussões acaloradas com vereadores da base do governo, momentos de posições firmes. Mas tem que ser falado dentro do grupo. O que eu estranho é ele usar rádio para dar recado ao prefeito. Jamais usaria rádio para mandar recado ao prefeito”, disse o secretário de governo, fazendo novamente referência à “selva política”: “Tem escorpião, tem cobra, tem raposa e Nildo é esse animal que caça sozinho”.
Bastos completou que o ex-colega não acompanhava as ações do governo. “Nildo não tem base nenhuma para falar sobre isso. Ele nunca acompanhou o trabalho da Prefeitura. Isso pode ser visto pelas redes sociais. Na página dele é só Nildo no trator, Nildo em algum lugar. Não tem nada sobre o governo ou de realizações importantes do prefeito, como a implantação da escola em tempo integral, sobre o Hospital São José ou as reformas das escolas. (...) Isso que o Nildo faz é jogar para a galera. Hoje, a folha de comissionados não representa nem 3% do total”.
O ex-superintendente se queixou que tinha dificuldade de conversar com Rafael Diniz e que o prefeito era blindado por um grupo. No entanto, o secretário de Governo negou qualquer dificuldade de comunicação. “No primeiro ano do governo, quando fui chefe de gabinete, vi ele conversar várias vezes com o prefeito. Ele também conversava comigo. Mesmo agora que estou nos altos da rodoviária, algumas vezes que fui à Prefeitura também vi ele conversando com o prefeito. Sem contar que estamos na era da tecnologia, ele poderia mandar uma mensagem e tenho certeza que o prefeito responderia. Minha interpretação é que isso é uma desculpa”.
Em outro momento de divergência, Nildo Cardoso também demonstrou descontentamento quando Rafael Diniz o trocou na secretaria de Agricultura por Robson Vieira, após aproximação com o deputado estadual João Peixoto (DC). Desde então, ele foi nomeado para a superintendência de Abastecimento. Porém, Bastos afirmou que o prefeito conversou com Cardoso antes de concretizar a mudança.
Alexandre Bastos também comentou sobre a crítica de que falta experiência no governo e falou de realizações do governo: “Não é porque Nildo é mais velho e bate mais forte na mesa que eu não vou ser ouvido também. (...) Eu ando por todas as pastas e sei do trabalho árduo de todos num momento em que Campos passa pela maior dificuldade de sua história. Garotinho disse lá atrás que seria impossível administrar o município sem empréstimo e Rafael está conseguindo”.
Sobre a Central de Abastecimento de Campos (Ceascam), Nildo afirmou torce pela conclusão do projeto e disse acreditar que sua postura em defesa do Ceascam também teve influência na decisão de exonerá-lo. No entanto, o secretário de Governo afirmou que o prefeito não vai abandonar a Central. “Não acompanho de perto o projeto do Ceascam. Não conversei muito com o prefeito sobre isso. Nildo era uma peça política do governo que poderia ter contribuído mais com o prefeito. (...) Uma coisa que Rafael sempre falou foi de que Campos está acima de todos nós. Temos o setor de captação que está em contato (com deputados federais para falar sobre recursos). O prefeito conversou com alguns nomes (para substituir Nildo) e em breve teremos novidades”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS