Campistas brilham no festival de cultura digital Hacking Rio
Matheus Berrie 25/10/2019 19:57 - Atualizado em 01/11/2019 14:46
Divulgação
Festival de cultura digital que inclui o maior hackathon da América Latina, o Hacking Rio teve 13 campistas entre seus participantes no fim de semana passado. Seis deles foram ao pódio, com destaque para a duplamente premiada Luíza Valério. Ela saiu vitoriosa no cluster de Turismo e Economia Criativa, além de ter ficado em segundo lugar com sua equipe no desafio geral. Seu irmão Rafael Valério foi o vencedor do cluster Energia, enquanto o quarteto formado por Mirella Ribeiro Queiroz, Augusto Amaral Pereira, Pedro Sousa Garcia e Alysson Alcântara Alves conquistou o título no cluster Distribuição e Conveniência.
Designer gráfica formada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiza Valério tem longa experiência em hackatons, mesmo com apenas 27 anos de idade. Esta foi a sua 10ª participação em eventos do tipo, com três títulos, três vices e uma terceira colocação, além de já ter atuado como mentora no Nasa Space Challenge e no Startup Weekend Campos. Com dupla presença no pódio no Hacking Rio, a campista valoriza o trabalho feito com os companheiros de equipe, os cariocas Marcelo Matos, Daniella Castro e Jonas Alves, além de Yago Barros, de Nova Iguaçu.
— Criamos o aplicativo “Meu Lugar”, que proporciona experiências únicas e diversificadas em um determinado espaço de tempo, a valores acessíveis, através de matches entre viajantes e anfitriões, moradores locais dos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro . E, por conseguinte, os atores do ecossistema local dos setores de comércio, bens e serviços, conectando pessoas a uma nova economia de compartilhamento e colaborativa — disse Luiza. A expectativa é de que o aplicativo seja disponibilizado em breve para o público. Para isso, o grupo já conversa com representantes de empresas, buscando parcerias e investimentos.
Divulgação
O projeto do irmão de Luiza, Rafael Valério, teve como desafio a eficiência energética. O “Toma Conta”, como foi intitulado, visa o uso mais consciente e eficiente da energia elétrica. Consiste no mapeamento de pontos e regiões com maior consumo elétrico e no gerenciamento dos dispositivos eletrônicos, com foco nos aparelhos em stand-by, responsáveis por até 20% do consumo doméstico. Fornece análise detalhada de medição ao cliente e à concessionária de energia, e possibilita a desativação automatizada de dispositivos em horários de ócio detectados por inteligência artificial, gerando diminuição de sobrecarga no sistema energético, além de prolongar o tempo de vida útil dos aparelhos. A equipe “Toma Conta” teve, além de Rafael, que cursa engenharia elétrica na Universidade Candido Mendes (Ucam), os cariocas Thaiza Reis, Daniel David, Lorran Rodrigues e Luiz Fernando.
Estudantes de ciência da computação na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Mirella Ribeiro Queiroz, Augusto Amaral Pereira, Pedro Sousa Garcia e Alysson Alcântara Alves foram campeões em Distribuição e Conveniência com o projeto “Avaliei!”. A equipe, que ficou em quinto na classificação geral entre cerca de 80 projetos, também contou com a carioca Midiam Brandão.
— Um dos problemas a serem solucionados era a questão de melhoria do atendimento e imagem da distribuidora BR. O grupo criou o “Avaliei!”, que traz como ideia principal um programa de pontos em que o funcionário é avaliado pelo atendimento que presta, e quanto melhor o atendimento, mais pontos recebe, além de poder ganhar gorjetas em forma de pontos, entre outras coisas. E o funcionário pode resgatar esses pontos em forma de benefícios que a empresa vai disponibilizar — explicou a integrante Mirella.
Divulgação
Além dos competidores premiados, também representaram Campos: Fabiane Araujo Leonardo, Wallas Faria da Silva, Carlos Eduardo da Silva Pereira Gomes e Jaqueline Passos do Nascimento, todos no cluster de Cooperativismo; Danilo Freitas Rangel, na categoria Sustentabilidade e Oceanos; Carlos Henrique Rodrigues Pereira, em Óleo e Gás; e Luídi Matheus Silva de Oliveira, outro participante em Turismo e Economia Criativa. Viajaram com a equipe os mentores Robson Soares Lessa (de negócios, comunicação e design), Bianca Seraphim Motta (de design) e Pedro Henrique Gonçalves Mendes (de negócios e tecnologia).
O Hacking Rio é um evento que promove inovação na cidade do Rio de Janeiro. A edição de 2019 aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, no Acqua Corporate. O hackathon, por sua vez, é uma maratona de 45 horas, onde times multidisciplinares são desafiados com problemas reais de diferentes áreas para criar soluções inovadoras e tecnológicas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS