Igreja inaugurará órgão de tubos neste sábado (26) em Campos
24/10/2019 19:48 - Atualizado em 01/11/2019 14:43
Antonio Filho/Divulgação
A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, administrada pelo bispo Dom Fernando Arêas Rifan, viverá um momento de imensa alegria, em sua igreja principal neste amanhã e domingo (27). Concertos e missas marcarão a inauguração do Órgão de Tubos Steinmeyer, na Paróquia do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Parque Leopoldina. Os concertos serão apresentados pelo organista alemão Christian-Markus Raiser. A apresentação de domingo, às 20h, será aberta ao público.
O órgão foi doado pela Igreja Luterana Kleine Kirche, da cidade de Karlsruhe,na Alemanha, em 2016. Após levantamento de custos, a Administração Apostólica iniciou uma campanha de captação de recursos para a viabilização do transporte das peças em um navio. Outras etapas da campanha foram decisivas para a montagem do instrumento, através de um processo com três anos de trabalho.
A montagem foi coordenada pelo mestre organeiro alemão Markus Roth, acompanhado por seu auxiliar Fredmann Mauch. O processo de revisão e restauração das mais de 10 mil peças do órgão consumiu meses de um trabalho meticuloso, já que ele ficou lacrado por dois anos, desde a sua desmontagem, na Alemanha. Cada parte do instrumento que, montado, pesa três toneladas, passou por criteriosa limpeza.
— A inauguração deste órgão é algo grandioso para nós da Administração Apostólica, que estamos construindo a igreja principal desde 1990. A ação vem para recompensar aos que colaboraram para que este sonho se tornasse real. Trata-se de um instrumento que se revela como grande intérprete dos sentimentos da alma humana diante de Deus — disse Dom Fernando Rifan.
Agenda de concertos e missas – Neste sábado, às 19h, acontecerá o concerto de gala para convidados da Administração Apostólica. No domingo (27), às 9h, será realizada a Santa Missa Solene, presidida por Dom Fernando Rifan, com a bênção do instrumento. Mais tarde, às 19h, será a vez da Santa Missa Festiva, seguida pelo grande concerto, às 20h, aberto ao público. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS