Ferj acaba com Seletiva para 2022
Aldir Sales 22/10/2019 20:24 - Atualizado em 26/10/2019 11:05
Além de fazer mudanças no regulamento da Série A do Campeonato Estadual em 2020, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) também definiu o fim da Seletiva a partir de 2022. Para a próxima temporada, o Conselho Arbitral decidiu pela mudança na forma de definir os dois rebaixados, mas manteve a fase pré-classificatória. Americano e Macaé são os representantes do Norte Fluminense na Seletiva, que começa a ser disputada em 21 de dezembro. Na primeira rodada, o Alvinegro encara a Portuguesa, enquanto o Alvianil Praia enfrenta o America.
Os dois melhores colocados na Seletiva avançam para a fase principal da competição, onde estão Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Os outros quatro clubes jogam entre si e apenas o último colocado deste quandrangular será rebaixado.
A novidade fica por conta da formação de um triangular com os times que restarem para definir o último rebaixado à Série B1.
No entanto, em relação à fase principal apenas um time vai cair para a Seletiva, diferente dos últimos anos quando foram dois. Além disso, três equipes vão subir da Série B1 em 2020. Já em 2021, das seis equipes da Seletiva, apenas uma avança à fase principal do Estadual e não haverá rebaixamento e sete times conquistam o acesso da Série B1.
Desta forma, as cinco equipes da Seletiva se juntam com as sete da Série B1 e vão formar a partir de 2022 uma nova divisão, a Série A2, que será equivalente à segunda divisão estadual.
A projeção da Ferj é formar as Séries A1, A2 e B1 com 12 participantes. As Séries B2 e C serão avaliadas futuramente.
Principal - A Federação também apresentou mudanças para a fase principal do Estadual já para 2020. Continuam as disputas das tradicionais Taça Guanabara e Taça Rio. No primeiro turno haverá o cruzamento olímpico, com os times do grupo A enfrentando os do B. Já o segundo turno terá as partidas dentro da própria chave. As semifinais e finais dos turnos serão em jogo único.
No entanto, ao contrário dos últimos anos, a final do campeonato se dará através do vencedor da Taça Guanabara contra o campeão da Taça Rio. Caso uma equipe conquiste os dois turnos será campeã estadual, desde que nenhum outro time some mais pontos do que ela na classificação geral (somatório dos dois turnos).
Caso haja uma equipe com mais pontos que o vencedor de ambos os turnos, este time participará de uma final geral do Estadual. A vantagem do empate será do clube que conquistar os dois turnos. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS