Capacitação na produção de hortaliças
09/08/2019 21:56 - Atualizado em 15/08/2019 17:50
A produção de hortaliças de boa qualidade depende, em grande parte, da muda utilizada, que deve ter padrão definido e ser isenta de pragas e doenças. A afirmação é do pesquisador José Márcio Ferreira, da Pesagro-Rio, que coordena um projeto no Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos, em Campos, beneficiando pequenos, médios e grandes produtores.
A Pesagro-Rio produz 1 milhão de mudas de hortaliças por ano, que são distribuídas para 65 produtores cadastrados do município. Esses produtores levam suas sementes ao centro de pesquisa, onde as mudas são produzidas em ambiente protegido (estufas), livres de pragas e doenças (folhosas, couve-flor, pimentão e outras).
Em seguida, essas mudas retornam aos produtores para cultivo. O projeto tem sido responsável pelo aumento considerável da oferta de hortaliças no município de Campos.
Cada muda produzida fica em torno de 2 centavos, preço bastante convidativo para que outros produtores se insiram no projeto e aumentem seus ganhos, pois as folhosas são bastante consumidas pela população.
Segundo José Márcio Ferreira, a parceria da Pesagro com a Prefeitura de Campos tem possibilitado, ainda, o desempenho de importante papel social.
Estagiários da Fundação Municipal da Infância e da Adolescência de Campos, durante 30 dias, recebem instruções dos técnicos da Pesagro-Rio sobre como produzir mudas de qualidade. São cinco estudantes na parte da manhã e cinco estudantes à tarde.
Após um mês, esses estudantes são substituídos por uma nova turma de dez estudantes.
O pesquisador da Pesagro ressaltou a importância de esses jovens aprenderem a lidar com a terra, possibilitando que, mais tarde, possam ganhar a vida dedicando-se à agricultura, animando-se a permanecer no campo, já que, atualmente, é grande o êxodo rural na região.
A Pesagro também tem realizado um trabalho produção e utilização do Agrobio, bem como sobre produção de mudas de olerícolas, com produtores da Microbacia do Rio Doce, no município de São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS