Plateia se emociona com Chico Buarque
Celso Cordeiro Filho 27/06/2019 18:41 - Atualizado em 02/07/2019 15:43
Em comemoração ao aniversário de 75 anos de Chico Buarque de Hollanda, o professor e pesquisador de cultura popular Marcelo Sampaio apresentou, na quarta-feira (26), no Cineclube Goitacá, o documentário “Chico Buarque — Meu Caro Amigo” (2005), de Roberto de Oliveira, quando destacou a importância do compositor no contexto musical do Brasil. 
Ao se apresentar vestido todo de preto, Marcelo disse que apesar de festejar o aniversário estava de luto. Contudo, só revelou o motivo no final da exibição quando informou que o jornal francês “Le Monde” publicou no último domingo (23) matéria com o compositor revelando que pedira à Embaixada do Brasil em Paris mais dois anos no visto de permanência na França. Disse querer ficar longe da onda ódio que o governo Bolsonaro incentiva contra os artistas. “Isso é profundamente lamentável”, disse.        
Como aperitivo exibiu o curta-metragem “Chico Buarque”, um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração de Bauru, em São Paulo, que foi realizado por Luciana Pires e Amanda Mageste. Explicou que apesar de bastante factual, com várias análises sobre a contextualização histórica da obra do Chico Buarque, possui uma narrativa poética que emociona.
Sobre as características do filme dirigido por Roberto de Oliveira, Marcelo salientou que se trata de um documentário que foi lançado em 2005 junto como outros onze DVDs. “Cuida basicamente da relação do Chico Buarque com os seus parceiros mais constantes, que como ele são também grandes nomes da música popular brasileira. Conduzido por falas pontuais do próprio Chico Buarque mostra como surgiram algumas composições e toda a sua relação afetiva com a cidade do Rio de Janeiro”, completou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS