Folha Turismo - Berna
03/06/2019 17:59 - Atualizado em 06/06/2019 13:52
Berna, a capital da Suíça. O centro histórico de Berna entrou para a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO, e graças aos seus 6 km de arcadas — os moradores do local referem-se a elas como “Lauben” —, a cidade ostenta os mais longos calçadões de compras cobertos da Europa. O Zentrum Paul Klee abriga a mais completa coleção de obras deste artista.
O ar medieval da cidade, com seus muitos chafarizes e suas muitas fachadas de arenito, ruas estreitas e torres históricas, possui uma característica única. O elevado Jardim das Rosas, acima do Fosso dos Ursos, e a plataforma da torre da catedral, medindo 101 metros de altura, oferecem a melhor vista para o centro histórico, em volta do qual flui o rio Aare. Das antigas trincheiras e dos baluartes, despenca-se abruptamente para o rio. As butiques, os bares e cabarés do centro histórico da cidade — alguns dos quais situam-se em porões abobadados — e os pequenos cafés de rua atraem tanto moradores locais quanto turistas. Apesar de Berna apresentar uma excelente rede de transporte público, o melhor mesmo é explorar o centro da cidade a pé.
O Zentrum Paul Klee, situado na periferia da cidade, abriga a mais completa coleção de obras do artista Paul Klee. A Casa Albert Einstein dá testemunho do período em que o gênio da física esteve em Berna, no início do século XX. Com o Museu Histórico, o Museu de Arte, o Museu Alpino da Suíça e o Museu de Comunicação, Berna oferece um leque extremamente variado de exposições.
Berna é a sede do governo da Suíça. As Casas do Parlamento (Bundeshaus) erguem-se acima da cidade a apenas poucos passos da estação de trem. As portas das Casas do Parlamento ficam abertas aos visitantes na maior parte do tempo e, se você tiver sorte, pode até encontrar um membro do parlamento pelas ruas da cidade.
No Verão, o rio Aare fornece oportunidades de experimentar o que há de melhor para o banho; nadadores experientes permitem-se ficar à deriva, deixando-se levar ao longo de um limpíssimo Aare, enquanto desfrutam da vista para as Casas do Parlamento. O Jardim Botânico também fica localizado a certa altura do rio, assim como o Zoológico Dählhölzli e o antigo distrito de Matte. Berna e o urso — o animal heráldico da cidade — são inseparáveis. Ao visitar a cidade, é parada obrigatória a visita ao fosso para ver os ursos e observá-los enquanto comem cenouras.
Nas praças do centro da cidade, coloridas feiras semanais expõem seus produtos. Em particular, vale a pena visitar a Feira da Cebola (Zibelemärit), que acontece na quarta segunda-feira de novembro: os visitantes desejosos de comparecer à feira tradicional dedicada à cebola começam a chegar em massa na cidade já durante a madrugada.
Inverno
A parte antiga da cidade, que foi construída junto às margens do rio Aar, é Patrimônio da UNESCO. Sob as arcadas medievais, é possível passear pelas joias urbanísticas, testemunhas de tempos antigos.
Verão
A parte antiga da cidade, que foi construída junto às margens do rio Aar, é Patrimônio da UNESCO. Sob as arcadas medievais, é possível passear pelas joias urbanísticas, testemunhas de tempos antigos.
 
 
Fonte: myswitzerland.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS