Clarissa entrega projeto a Jair Bolsonaro
30/05/2019 20:43 - Atualizado em 06/06/2019 16:00
Durante reunião da Bancada Feminina, nesta quinta-feira, com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), a deputada Clarissa Garotinho (Pros) entregou em mãos ao presidente proposta de criação no âmbito federal do programa “Um Lar para Mim”. O objetivo é estimular no Brasil a adoção de crianças e adolescentes.
— O programa está em efetividade no Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo o incentivo a adoção de crianças acima da faixa etária de 5 anos. No Brasil, existem cinco vezes mais famílias dispostas a adotar do que crianças para serem adotadas. A burocracia emperra, mas também precisamos de um novo olhar para crianças maiores, que têm chances muito menores de conseguir um novo lar — afirma a deputada.
A proposta consta no requerimento de indicação 773/19, de autoria de Clarissa, que sugere a criação de um auxílio-adoção para servidores.
De acordo com o programa, famílias que optarem pela adoção de crianças e adolescentes podem receber benefício que varia entre três e cinco salários mínimos, variando de acordo com a faixa etária. O incentivo também seria aplicado para famílias que optarem pela adoção de crianças de 0 a 5 anos com deficiência ou doença grave que exija acompanhamento médico permanente.
De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente, cerca de nove mil crianças aguardam por adoção em instituições de acolhimento de todo o país, mas apenas 7,3% dos pretendentes à adoção aceitariam crianças com mais de 5 anos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS