Cuidados em caso de tempestade com raios
Camilla Silva 27/12/2018 21:41 - Atualizado em 28/12/2018 14:53
Previsão é de tempo nublado até terça-feira
Previsão é de tempo nublado até terça-feira / Divulgação
A previsão do tempo para o feriado de Ano Novo é de chuva e, com a possibilidade de tempestades com raios, é preciso tomar cuidado, principalmente nas praias. Desta sexta-feira (28) até a próxima terça, primeiro dia do ano, os moradores de Campos e região podem esperar por sol com muitas nuvens durante o dia, e períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Céu limpo mesmo só na próxima quarta (2), no fim do feriadão, segundo a previsão do tempo.
Mas, em caso de raios, a Defesa Civil Municipal orienta sobre algumas medidas que devem ser tomadas. “Se estiver viajando, na estrada, permaneça dentro do veículo. Os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios, por causa dos pneus. Se estiver em lugar aberto, em alguma rua da cidade, busque refúgio no interior de edifícios e mantenha-se longe de árvores isoladas”, orienta o coordenador da Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha.
Além disso, é importante que banhistas não permaneçam dentro d’água durante as tempestades e que, em casa, fiquem longe de portas e janelas. Outra instrução é não utilizar aparelhos eletrodomésticos, que devem ser mantidos desligados das tomadas e, também, desconectados da antena externa. “Use o telefone somente em uma situação de emergência. Os raios podem alcançar a linha telefônica aérea”, completa o coordenador.
O verão concentra o período de mais chuvas do ano. Segundo medição da Defesa Civil, choveu 513,9mm durante o verão de 2018, mais do que o dobro da quantidade da estação em 2017: 224,4mm. Para este verão, a previsão é de 450mm. Durante todo o ano de 2016 choveu 778,2 mm; em 2017, 774,7mm e em 2018, até essa quinta-feira (27), pouco mais de 1000 mm.
Serviço de alerta - Pelo Serviço de Alerta de Risco por celular, da Defesa Civil, o usuário passa a receber avisos sobre alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais que ocorram perto do seu endereço. Para ter acesso, basta responder, com o Código de Endereçamento Postal (CEP) para o número 40199, as mensagens de SMS enviadas pelas operadoras de telefonia móvel.
Em Campos,11.814 pessoas já realizaram inscrição no serviço, segundo dados da Defesa Civil. O número ainda é pequeno perto do número total de habitantes, 463.731 segundo o IBGE.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS