Dezembro Vermelho: Saúde inicia campanha de combate e prevenção à Aids
Verônica Nascimento 30/11/2018 14:05 - Atualizado em 03/12/2018 14:00
  • Abertura da campanha Dezembro Vermelho

    Abertura da campanha Dezembro Vermelho

  • Abertura da campanha Dezembro Vermelho

    Abertura da campanha Dezembro Vermelho

  • Abertura da campanha Dezembro Vermelho

    Abertura da campanha Dezembro Vermelho

A secretaria de Saúde de Campos iniciou, nesta sexta-feira (30), véspera do Dia Mundial de Combate à Aids, a campanha Dezembro Vermelho, com um mês de ações voltadas ao combate e à prevenção da doença. A programação começou com distribuição de folhetos e orientação no Mercado Municipal, na rodoviária Roberto Silveira e na Feira da Roça, no Centro. A campanha é desenvolvida por equipes do Programa DST/Aids e Hepatites Virais e Programa Saúde do Trabalhador, com a participação de estudantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estácio de Sá e do Instituto Politécnico Nossa Senhora da Lapa.
— É o nosso Dia D de combate à Aids, com reforço também da prevenção à sífilis. As equipes da Saúde e os estudantes desenvolvem as abordagens, informando sobre a Aids, uma doença sexualmente transmissível, e sobre formas de prevenção, incentivando as pessoas a realizarem a testagem no Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Cedip) e nas unidades de saúde que têm profissionais treinados para a realização do exame. O diagnóstico é dado na hora e, em caso de resultado positivo, a pessoa poderá contar com todo o acompanhamento especializado no tratamento da doença, que compromete o sistema imunológico — explicou a coordenadora do Programa DST Aids, Paula Alvarenga.
A coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), que tem um espaço de atendimento no Mercado, diz que o local é um ponto estratégico pela grande circulação de pessoas. Feirantes apoiaram a ação. Renato Coutinho, 23 anos, que desde os 11 acompanha o pai no box Fonte das Frutas, achou importante a divulgação das informações passadas por Paula Alvarenga. “Muita gente não tem conhecimento da doença e não sabe que tem um local para fazer o exame, com sigilo e com resultado na hora. A orientação é fundamental, em se tratando da Aids”, comentou o jovem, que perguntou o endereço do Cedip. “Fica na rua Conselheiro Otaviano, 241, no Centro, e funciona das 8h às 17h. Muitas pessoas vão fazer o teste”, respondeu a coordenadora do Programa DST/Aids.
Paulo César Rangel, o César das Frutas, é feirante há 24 anos no mesmo ponto do Mercado. Ele acha que a ação deveria acontecer durante o ano inteiro. “É importante fazer o teste para ter segurança sobre a saúde, porque muita gente não acredita que pode acontecer com ela.”
No próximo dia 5, as equipes do Cedip estarão nas universidades Estácio de Sá e Uenf, das 9h às 16h, realizando, com alunos e funcionários, a testagem rápida, atividades educativas e distribuição de preservativos. A campanha segue até dia 26, com testagens em locais diversos, aconselhamentos, palestras e capacitação. O Cedip tem, atualmente, mais de sete mil pessoas cadastradas e, destas, mais de cinco mil são soropositivos, na faixa etária predominante entre 25 e 45 anos.
Evento no Irmãos da Solidariedade
Neste sábado (1º), a partir das 9h, a Associação Irmãos da Solidariedade, em Campos, vai desenvolver ação em sua sede localizada, no bairro Jardim Carioca, em Guarus. O dia também marca o início da campanha do governo federal, o “Dezembro Vermelho”, de conscientização e combate à Aids.
A fundadora e presidente da entidade, Fátima Castro, destaca que a campanha, embora importante e necessária, ainda é pequena em relação à epidemia nacional, que cresce durante todo o ano. Fátima destaca que, por enquanto, o único remédio que combate o vírus, que é a camisinha, sequer é propagada e distribuída como devia, além de ter um custo alto.
De acordo com o Programa das Nações Unidas que tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à Aids (Unaids), somente no ano passado surgiram quase 2 milhões de novos casos de pessoas infectadas pelo HIV, incluindo crianças, jovens e adultos até a terceira idade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS